Sobrevivente de um atentado de Tonico (Alexandre Nero) na novela "Nos Tempos do Imperador", Nélio (João Pedro Zappa) não escapará de sequelas. O amante de Dolores (Daphne Bozaski) vai passar a esquecimento e não conseguirá mais andar sem apoio. "Ficaram algumas sequelas, uns lapsos de memória e essa bengala", relata o irmão de Bernardinho (Gabriel Fuentes), vítima fatal da guerra.
O folhetim das seis chega ao fim dia 4 de fevereiro para dar lugar a partir do dia 7 a "Além da Ilusão", trama de época que marca a estreia de Larissa Manoela na Globo. Segundo o colunista de TV Daniel Castro, Nélio logo se revela para a mãe, Lota (Paula Cohen), assim que tiver condições.
"Estou tão feliz com meu filho aqui. Tinha tanto medo que o Tonico fizesse alguma coisa contra você. Aquele desgraçado ainda me paga", promete a viúva. "Adelaide me salvou, mãe. Graças a ela estou aqui para acertar as contas", conta o amante de Dolores citando a comerciante, novo alvo da vingança do deputado.
Adelaide passa então a contar como socorreu o irmão de Bernardinho ao mesmo tempo em que o público verá essas cenas. Ela diz ainda que só chegou até a identidade de Nélio quando ele falou os nomes de Dolores e Mercedes, a criança igualmente inclusa nos planos cruéis de Tonico.
"Foi então que mandei meu sobrinho até aqui para ver se descobria alguma coisa sobre elas", fala a quitandeira. Na sequência, Lota descobre que é avó e que Tonico sumiu com a criança. "Lembro da minha filha, mas não lembro de detalhes do nascimento dela. Ficaram algumas sequelas, uns lapsos de memória e essa bengala", intervém o amante de Dolores.
Quem também se preocupa é Lupita (Roberta Rodrigues), cujo final foi alterado por conta da Covid: "E se o demônio descobre que você está vivo?". Só que o sobrevivente logo fala que o vilão já sabe que ele sobreviveu ao atentado e conta o que planeja.
"Para me prevenir, fui direto procurar o imperador e pedi que me ajudasse a confrontar o deputado. Um jeito de me proteger. Agora, vou ao promotor público para denunciar Tonico por tentativa de homicídio. Dona Adelaide vai ser minha testemunha", aponta fazendo a mãe temer pela integridade da comerciante.
"Ah, coitada! E se ele der cabo dela? Desculpe, mas é assim que ele faz", fala Lota. "Por segurança, eu arrendei a venda e vou passar uns tempos na casa de uma prima, longe daqui, até esse criminoso seja preso, e eu possa voltar para a minha vida", explica Adelaide.