Surpreendido por Nélio (João Pedro Zappa) estar vivo na novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) terá que se virar para escapar de ser preso depois que o antigo aliado entregou seus crimes a Pedro (Selton Mello). Para isso, o assassino de Nino (Raffaele Caseccio) terá que tirar mais uma pessoa do seu caminho: Adelaide (Ana Barroso). O crápula encomenda a morte para Borges (Danilo Dal Farra).
Na trama das seis, que está em sua reta final, será a comerciante quem encontrará Nélio após o amante de Dolores (Daphne Bozaski) ser jogado de um penhasco pelo vilão. A partir daí, Adelaide passa a cuidar de Nélio até ele se recuperar, revelar tudo ao imperador e propor uma aliança a Tonico em troca do paradeiro da sofredora.
Já saudável, Nélio pedirá a Adelaide que deponha contra o vilão, conta o colunista de TV Daniel Castro. Mas o amante de Dolores - que ganhará ajuda para deixar o hospício onde foi internada por Tonico - vai complicar a vida da comerciante ao revelar que ganhou um ajuda, embora não revele sua identidade.
Isso porque Tonico vai ficar desesperado com medo de ser preso e, dessa forma, irá atrás de Borges para ele achar quem é a pessoa que ajudou Nélio. Por sua vez, Adelaide vai facilitar o trabalho do delegado ao revelar para Lota (Paula Cohen) ter sido ela quem socorreu o amante de Dolores. Logo, a notícia se espalha pelo Rio de Janeiro, no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão" a partir do dia 7 de fevereiro.
Essa reta final da trama de época, um novo casal vai se formar. Após largar Quinzinho (Augusto Madeira), que terá sido preso por uma série de golpes, Clemência (Dani Barros) vai se apaixonar por Vitória (Maria Clara Gueiros), meia-irmã do vigarista.
"Você se acha tão inteligente, mas não entendeu nada! Amava o cassino porque você estava junto comigo! E isso me deu uma vida nova! Uma vida que nunca imaginei que pudesse desejar tanto", dispara a mãe de Hilário (Theo de Almeida Lopes) assustando a arqueóloga, que depois desiste de viajar de volta para a Europa.
"Depois do que você me falou, pensei muito nessa minha ida a Paris. E resolvi botar um ponto final nessa história", afirma a pesquisadora em outro momento, sem se fazer entender por Clemência. "Não vou mais a Paris nem a lugar nenhum! Vou ficar aqui. Por você. Por nós!, explica Vitória beijando a antiga rival.