Na penúltima semana da novela "Nos Tempos do Imperador", Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel/Jorge (Michel Gomes) vão se casar após se reencontrarem no acampamento brasileiro na Guerra do Paraguai. Mas a cerimônia que oficializa a união da médica com o engenheiro vai acontecer no próprio campo de batalha por decisão da mocinha, em cenas que começam a ir ao ar nesta segunda-feira (24).
No folhetim de época, Pilar só conseguiu fugir das mãos de Solano López (Roberto Birindelli) graças à ajuda de Elisa (Lana Rhodes), mulher do ditador que cortou-lhe o cabelo e lhe deu roupas masculinas para passar despercebida no front. Segundo o colunista Daniel Castro, nesta segunda-feira (24), após reencontrar o noivo, Pilar decide se casar o quanto antes, o que assusta o mocinho condenado injustamente pela morte do pai.
Não demora para Pilar e Samuel encontrarem Caxias (Jackson Antunes). "Por sorte, não é só de traidores que é feito o Brasil. Mas também de espíritos abnegados como Pilar, que veio para cá, por amor à pátria!", exalta Luis Alves de Lima ouvido o pedido da mocinha.
"E também para me casar com Samuel. Aqui mesmo no acampamento, se o Marquês autorizar!", dispara a irmã de Dolores (Daphne Bozaski), na trama que chega ao fim dia 4 para dar lugar a partir do dia 7 de fevereiro a "Além da Ilusão".
O engenheiro até diz para que o assunto seja discutido posteriormente, porém Caxias dá o aval. "Autorizo, como não? Meus parabéns! E vai ser muito bom para levantar o ânimo da tropa!", afirma o militar para o casal que encontrará a testemunha do assassinato de Ambrósio (Roberto Bonfim).
Ainda nos próximos capítulos, a relação extraconjugal de Pedro (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes) vai ser descoberta por Isabel (Giulia Gayoso) após muitos anos por culpa de Tonico (Alexandre Nero ). A princesa vai se revoltar com o pai e com a condessa, a quem colocará para fora da Quinta da Boa Vista.
"Agora vejo que não passa de um homem como outro qualquer, seduzido e enfeitiçado por uma mulher", afirma a futura autora da Lei Áurea (1888) rancorosa. "Como devo tratá-la? Mal posso olhar para ela! Estou de luto! Duas mortes: meu pai e minha melhor amiga no mesmo dia!", prossegue Isabel, enquanto o pai tenta sem sucesso convencê-la do amor que ele tem por Luísa comparando o que a filha sente pelo marido.