Na novela "Nos Tempos do Imperador", embora tenha feito as pazes com Leopoldina (Bruna Griphao), Isabel (Giulia Gayoso) volta a sentir inveja da irmã ao vê-la entrar em trabalho de parto. No folhetim de época, a filha mais velha de Pedro (Selton Mello) e Teresa (Letícia Sabatella) sonha com a gravidez e com a dificuldade de engravidar até acreditou ser infértil. As cenas começam a ir ao ar nesta semana na trama das seis, que já se encaminha para a reta final.
Para tirar a limpo suas suspeitas, Isabel procura Pilar (Gabriela Medvedovski) e passa por alguns exames, que não indicam nenhuma anormalidade. "Aparentemente não há sinais de nenhuma questão física que a impeça de engravidar", diz a médica, que ajudará o noivo, Samuel (Michel Gomes), a deixar a cadeia. "Não é possível. Se estivesse tudo bem, eu já estaria grávida", retruca a primogênita do imperador.
A mocinha tenta acalmar a princesa, futura autora da Lei Áurea: "Isso acontece, é normal". Só que Isabel não se convence. "Não pode ser. Dina se casou depois de mim e já engravidou há meses. Por que não consigo?", quer saber a princesa. "Não sei, alteza, mas continue tentando. Principalmente na sua época mais fértil. Não estou dizendo que é isto, mas em alguns casos, o problema está no marido", sugere Pilar.
A fala da médica pega de surpresa a alteza, na novela que em fevereiro dá lugar a "Além da Ilusão". "O quê? Não é possível. O Gastão (Daniel Torres)?", pergunta a cunhada de Augusto (Gil Coelho). Mas a sequência do parto de Leopoldina só vai ao ar no capítulo do dia 29, quarta-feira da semana que vem.
Sentindo muitas contrações, ela ordena, aos berros que Nicolau (Cássio Pandolfi) chame Pilar para ajudar no parto. Pedro Augusto nasce para alegria do avô paterno, que encherá a criança de mimos e por um período o criará como seu provável sucessor.
Em outra parte da história de época, Tonico (Alexandre Nero) vai ter uma luta com Nélio (João Pedro Zappa) e atirar o rival em um penhasco, achando que o matou. Porém, o ex-aliado do crápula sobrevive, entrega todos os crimes dele a Pedro e surpreende Tonico ao surgir vivo.
" Você tentou me matar, mas eu sobrevivi. Parece que desta vez a sorte estava do meu lado", ironiza o filho de Lota (Paula Cohen) cobrando o paradeiro de Dolores (Daphne Bozaski) e do filho.