Na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador", Pilar (Gabriela Medvedovski) vai levar um fora de Samuel/Jorge (Michel Gomes) ao tentar tirar o noivo da cadeia. O engenheiro pede para a médica nunca mais o procurar novamente. Além disso, a mocinha vê o fugitivo ser condenado à prisão perpétua pela morte de Ambrósio (Roberto Bonfim) em cenas que irão ao ar na trama das seis a partir desta semana.
No meio de tudo isso, Pilar ainda é obrigada a deixar a Ordem Terceira por conta do escândalo no dia do seu casamento. Quando reencontra o noivo na cadeia, a filha mais velha de Eudoro (José Dumont) recebe um pedido de Samuel. "Estou te libertando! A nossa história termina aqui. Não venha mais me visitar. Nunca mais", fala o mocinho, no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão".
O pedido do engenheiro vai abalar Pilar, que não segurará as lágrimas. Mesmo assim, a médica seguirá disposta a lutar pelo seu amor e, para isso, vai recorrer a Pedro (Selton Mello). Por sua vez, o imperador acha uma solução para ajudar Pilar e Samuel sem se comprometer com a Justiça.
Para isso, o amante de Luísa (Mariana Ximenes) procura Caxias (Jackson Antunes) e pede a Luís Alves de Lima que convoque Samuel em outra etapa da Guerra do Paraguai. Vale lembrar que em uma fase, o engenheiro salvou Tonico (Alexandre Nero) da morte, mas acabou sem querer revelando ser ele o homem que o vilão tanto procurava.
"Os condenados podem ser recrutados. Tem interesse?", questiona o Patrono do Exército. "O senhor me pegou de surpresa, eu não esperava. Fico agradecido pela lembrança", responde o detento. "Agradeça ao imperador. Ele teve essa ideia, e eu gostei muito porque sei da sua competência. Mas entendo a dúvida de aceitar ou não. Você quer tempo para pensar?", completa Caxias.
Ainda no folhetim de época, Tonico vai descobrir o paradeiro de Dolores (Daphne Bozaski) e seu amante, Nélio (João Pedro Zappa), após muito tempo. Quando ficar cara a cara com o rival, o deputado entra em luta corporal com ele e o crápula leva a pior, ficando pendurado em um penhasco.
A sofredora até pede para o amante deixar o cretino cair, porém Nélio não o ouve e salva Tonico, que se vinga e empurra o mocinho para a "morte". Porém um tempo depois o filho de Lota (Paula Cohen) surge vivo no gabinete de Pedro espantando o assassino.