Na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador" , Gastão (Daniel Torres) vai colocar a própria pele em risco para comprovar crime de Tonico (Alexandre Nero). Indiretamente responsável pelo assassinato de Bernardinho (Gabriel Fuentes), o vilão desviou armamento que deveria ser entregue ao exército brasileiro. "Sua presença vai dificultar as coisas para ele", afirma Pedro (Selton Mello) ao genro.
Se sentindo rejeitado pelo imperador/sogro, Gastão vai agir por conta própria, conta o colunista de TV Daniel Castro. E o Conde d'Eu logo é bem sucedido em seu plano e acha várias armas no trapiche de Tonico, o vilão que terá ordenado uma morte a Borges (Danilo Dal Farra). O marido de Isabel (Giulia Gayoso) com isso afirma que o crápula pode ser acusado de trair o Brasil.
Não custa lembrar que Tonico se aliou ao paraguaio Solano López (Roberto Birindelli), o ditador que por pouco não abusará de Pilar (Gabriela Medvedovksi), na trama de época que chega ao fim dia 4 de fevereiro para, se nada mudar, dar lugar a "Além da Ilusão", a partir do dia 7.
Porém, o cretino conseguirá escapar da acusação. Isso porque ele alega ter sido procurado por um homem do exército para guardar o armazenamento e concordou sem custo algum ao país. E Gastão confirma a história: "Estive no depósito do Exército e, infelizmente, não tenho boas notícias. O tenente confirmou a história contada por Tonico Rocha palavra por palavra. Que o depósito estava cheio, e ele ofereceu ajuda".
Só que o imperador ficará com um pé atrás em relação ao bandido, a ser castigado no último capítulo. "O deputado não é o tipo de sujeito dado a atos de gentileza. Se está agindo assim é, no mínimo, para conseguir algo em troca. Este oficial pode ser cúmplice de Tonico", aponta o pai de Isabel e Leopoldina (Bruna Griphao).
"Sugiro, então, que o substitua imediatamente", recomenda Gastão dizendo que pode ser o tal substituto. "Você? Acredito que pode ser bom. Se ele está planejando algo, sua presença vai dificultar as coisas para ele", assente o amante de Luísa (Mariana Ximenes), a ser confrontada pelo filho.
"Fico feliz em ser útil. Não é o posto que almejo. Meu desejo é ser comandante das tropas, mas por enquanto, darei meu melhor", conclui Gastão ganhando um abraço do imperador, no folhetim que passou por mudança em sua reta final após uma atriz contrair o novo coronavírus.