Na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador", Bernardinho (Gabriel Fuentes) vai encontrar a morte ao ser vítima de armadilha do exército do Paraguai na guerra com o país vizinho. O filho de Loa (Paula Cohen) vai parar no confronto contra os homens de Solano López (Roberto Birindelli) ao ser enviado bêbado para o confronto.
"Lutei como um homem", afirma Bernardinho para Samuel/Jorge (Michel Gomes) ao morrer nos braços dele. As cenas começam a ir ao ar nesta quinta-feira (13), quando Bernardinho se desespera ao acordar e ser avisado que está em um barco rumo à guerra na trama de época que está em sua reta final - acaba no próximo dia 4 e dará lugar a "Além da Ilusão". Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro.
O desfecho trágico do irmão de Nélio (João Pedro Zappa) começa a ser traçado depois que o exército brasileiro ocupar a capital paraguaia, Assunção, e Bernardinho for convocado com Samuel para patrulhar o palácio do ditador no folhetim sequência de "Novo Mundo " (2017).
O meio-irmão de Tonico (Alexandre Nero) nota uma presença suspeita e o inimigo é rendido por Bernardinho, que só depois percebe que se trata de uma criança. "Está tudo bem, moleque. Não vou te fazer nenhum mal", garante o filho de Lota antes de ser atacado mortalmente pelas costas por um oficial rival.
Noivo de Pilar (Gabriela Medvedovski) mata o soldado, porém não impede a morte de Bernardinho. "Fala para minha mãe que eu lutei como um homem de verdade. E obrigado por acreditar em mim... Eu... Eu...", diz ao morrer o irmão de Nélio.
O vilão do folhetim de época vai de novo mostrar seu lado cruel ao empurrar Nélio para um penhasco. Acreditando ter o matado, o cretino tranca Dolores (Daphne Bozaski) em um hospício e ao visitá-la, deixa-a apavorada ao afirmar que vai se casar com a filha dela, Mercedes.
Mas Tonico acaba surpreendido quando ao ser chamado no gabinete de Pedro (Selton Mello) dá de cara com Nélio. O rapaz para defender Dolores propõe um acordo com o vilão. Ele retira todas as acusações em troca do dono do jornal "O Berro" revelar o paradeiro da "mosca morta" e sua filha.
Já se sabe que Tonico terá um fim trágico no folhetim que está totalmente gravado. "Além da Ilusão" além de marcar a estreia de Larissa Manoela na Globo é o retorno de Ricky Tavares à emissora carioca, onde atuou em "Malhação".