O caso extraconjugal de Dolores (Daphne Bozaski) e Nélio (João Pedro Zappa) vai gerar frutos na novela "Nos Tempos do Imperador" . Após fugir com o filho de Lota (Paula Cohen), a sofredora descobre estar grávida dele. "Vai ser pai!", dispara a mulher de Tonico (Alexandre Nero), o deputado vilão que escapa da morte na Guerra do Paraguai. As cenas estão previstas para o próximo dia 15.
Segundo o colunista Daniel Castro, a essa altura os amantes terão provocado a prisão de Tonico, que antes consegue prender Jorge/Samuel (Michel Gomes) sob acusação de ter matado o pai deles, Ambrósio (Roberto Bonfim). Livres do cretino, Dolores e Nélio partem para uma fazenda no interior e não demora para a filha caçula de Eudoro (José Dumont) começar a passar mal.
O assessor parlamentar chama uma curandeira, que faz uma oração deixando os dois aflitos. Só que a mulher os acalma ao revelar só para Dolores que ela será mãe pela primeira vez. A irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) repassa a boa nova para o marido e ele age incrédulo. "A mulher disse isso mesmo? Não estou sonhando, estou?", quer saber o político.
E a sofredora confirma. "Ela disse, sim! Ou então estou sonhando o mesmo sonho que você", reforça Dolores. "Mas não deixa de ser um sonho! Nós vamos ter um filho, Dolores", comemora o filho de Lota. "Vou ser mãe, Nélio. E você vai ser pai", repete empolgada na trama de época que narra um pouco do período do país com a liderança de D.Pedro II (Selton Mello).
Além de Dolores, quem também fica grávida no folhetim das seis é Leopoldina (Bruna Griphao). Quem não aceita nada bem a novidade é sua irmã, Isabel (Giulia Gayoso). A futura autora da Lei Áurea chega a desabafar com Luísa (Mariana Ximenes), amante de Pedro na ficção, e Teresa (Letícia Sabatella).
"Fiquei feliz por ela, claro, amo a minha irmã! Mas confesso que também senti... Inveja. Sei que é horrível, mesquinho, que é pecado. Mas não consigo evitar! Dina se casou depois, já está grávida, enquanto eu...", afirma a jovem.
Depois e ainda com dificuldade de engravidar, a primogênita do imperador decide abrigar uma escrava com sua filha na Quinta da Boa Vista e, para isso, enfrenta a própria família. "Não! Quero ficar perto de Esperança e não vou abrir mão disso", dispara a princesa na trama que mostrará ainda a condenação máxima a Samuel pela morte do pai.