Biografia
- Nascimento : 22 de outubro de 1973, Rio de Janeiro - RJ
- Idade : 51 anos
- Signo : Libra
- País : Brasil
Ana Beatriz Furtado Alves Ferreira, conhecida pelo nome artístico de Ana Furtado, é uma ex-modelo, atriz e apresentadora brasileira nascida no Rio de Janeiro, em 22 de outubro de 1973.
Aos 14 anos, tinha como objetivo seguir a carreira diplomática. Estudou inglês, francês e espanhol e ingressou nos cursos de Direito da PUC-RJ e de Artes Plásticas na UFRJ. Mas aos 17 anos seu destino mudou.
Em 1993, resolveu mudar os planos profissionais ao ingressar no mundo da moda, optando por usar o nome artístico Ana Furtado. Foi a uma agência de modelos, após ser estimulada por amigos, e agradou a então agente de modelos Carla Souza Lima. No dia seguinte em que se apresentou à agência começou a trabalhar fazendo desfiles, campanhas publicitárias e editoriais de moda. Chegou a morar em outros país como Japão e Estados Unidos, além de viajar para vários lugares ao longo de três anos. Mas a saudade de casa falou mais alto e então decidiu se afastar por um tempo dos trabalhos como modelo.
Mas foi em 1996, ao receber o convite para participar como a dançarina cigana na abertura da novela de Gloria Perez "Explode Coração", da TV Globo, que Ana foi convidada para comandar o game show "Ponto a Ponto", na mesma emissora. Essa foi a sua estreia no posto de apresentadora.
Em 1997, estreou como atriz na novelinha infanto-juvenil de Angélica "Caça Talentos", interpretando a personagem Drica.
Ao longo da carreira de atriz participou de produções como a novela "Pecado Capital", o seriado "Você Decide" (1999) e na novela "Vila Madalena", no mesmo ano. Em 2001, atuou no seriado "Os Normais". No ano seguinte, participou da minissérie "O Quinto dos Infernos" e em 2006 veio o seriado "Minha Nada Mole Vida". Atuou na novela "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Em 2008, fez o seriado "Guerra e Paz" e a novela "Ciranda de Pedra". Em 2009 veio o reencontro com a autora Gloria Perez, responsável pelo seu ingresso na TV, em "Caminho das Índias".
Como apresentadora, acumula o papel de repórter e apresentadora do programa "Vídeo Show", além de substituir Angélica, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga à frente das atrações "Estrelas", "Encontro" e "Mais Você", em algumas ocasiões.
No cinema, participou de dois filmes: "A Dona da História" (2004) e "Se Eu Fosse Você" (2006).
Desde 1999 Ana Furtado é casada com Boninho, um dos principais diretores da TV Globo e filho de Boni, o José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Com ele tem uma filha, Isabella, nascida em 2007.