O segredo de Maria Marta (Lilia Cabral ) está quase vindo à tona na novela "Império". A mando de Téo (Paulo Betti), Lorraine (Dani Barros) vai entrar na casa de Silviano (Othon Bastos) e descobrirá que ele e a mulher do Comendador (Alexandre Nero) já foram casados. A ex-moradora de Xerém vai roubar o álbum de fotos do casamento, que teve algumas imagens divulgadas pelo autor, Aguinaldo Silva.
Nas imagens, Silviano, que se chama Renato Silviano dos Santos Muniz, aparece de mãos dadas em um recorte de jornal antigo, no qual diz que a cerimônia levou dezenas de convidados à Igreja da Sé, em São Paulo. O álbum roubado por Lorraine ainda traz cartões postais, bilhetes de amor, certidão de casamento e até o menu da festa.
Ao saber do roubo das lembranças, Maria Marta ficará furiosa e jogará na cara de Silviano que foi ela quem o salvou da miséria após ele perder tudo em jogos. O que a Imperatriz não deixa claro é o motivo pelo qual o casamento chegou ao fim. De acordo com Aguinaldo Silva, ainda em janeiro a ricaça vai expulsar o mordomo de sua casa pouco antes do Carnaval, quando Maurílio cometerá um assassinato em plena Avenida.
Téo manda Lorraine roubar álbum
Téo Pereira está colhendo informações para escrever uma biografia não-autorizada do Comendador, mas o blogueiro vai estranhar as respostas de Silviano sobre o primeiro marido de Maria Marta. Com isso, ele pedirá que Érika (Letícia Birkheuer) mande Lorraine entrar na casa do mordomo e descobrir algo que possa incriminar a Imperatriz.
A mulher de Ismael (Jonas Torres) já conhece a casa de Silviano, pois foi de lá que ela roubou o diamante cor-de-rosa, e ela aproveita que a janela da sala de Silviano está aberta para entrar e pegar alguns papéis. Lorraine vai encontrar o álbum entre as extintas revistas "Eu Sei Tudo" e "Cigarra", para a surpresa dela.
Ao dar conta do sumiço das recordações do casamento, Silviano vai procurar Maria Marta no meio da noite ainda de pijamas. O mordomo vai achar que tudo não passa de uma armação de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que obrigou a Imperatriz a dormir com ele. "Mas chegará à conclusão de que o responsável é Téo Pereira, por causa da tal entrevista da qual Silviano esquivou-se. Tudo isso deixa a relação do meu personagem com a patroa meio estremecida. Tem uma hora em que a chamo de Marta, e ela manda que continue chamando-a de madame, e diz que nada mudou desde que ela me levou para trabalhar lá, e não morrer de fome", afirmou Othon Bastos, que emprestou três fotos de seu casamento com a atriz Martha Overbeck, realizado há 49 anos, para enriquecer o álbum.
Filhos de Maria Marta querem entender confusão
Como Silviano chega à casa do Comendador desesperado, os filhos de Maria Marta se assustam e querem saber o que está acontecendo. Eles dão um jeito de abafar o caso e não contam aos herdeiros o que houve. Quem vai aproveitar tudo isso é Érika, que vai resolver se vingar de Téo e vai fazer uma investigação sobre o conteúdo do álbum para fazer uma matéria só sua e conquistar seu próprio espaço.