Novela "Gênesis': casada com Beeri (Bruno Fraga), Uriala (Marcela Barrozo) não vai deixar de perseguir Rebeca (Bárbara França) ao ver que a rival deu à luz após mais de 15 anos de casada. A trama bíblica avançou no tempo no capítulo da última segunda-feira (21) e relatou a morte de alguns personagens como Maresca (Thais Muller/Marcela Muniz). "Confessa que adotou os dois", provoca a vilã, se referindo a Esaú (Breno Moraes/Cirilo Luna) e Jacó (Enzo Barone/Miguel Coelho), antecipa o colunista Daniel Castro.
A essa altura, Abraão (Zé Carlos Machado) já terá morrido aos 175 anos após dois casamentos e oito filhos, e Rebeca descoberto que seus filhos serão rivais. E, por isso, brigam desde o ventre. Até no nascimento, a rixa será clara. Esaú levará a melhor em briga com o irmão, que nascerá segurando-lhe o tornozelo. Após outra passagem de tempo, já adultos, Esaú e Jacó mostram que são bem diferentes e despertam a atenção de Uriala.
A jovem que já jurou vingança e mentiu para o irmão, Efrom (Felipe Cardoso), alegando que a sepultura de Sara (Adriana Garambone) foi dada para Abraão e que guarda uma jaziga de ouro no seu interior, agora inventa que Rebeca simulou a gravidez e comprou as crianças de uma maltrapilha.
E a mãe de Judite (Juliana Lohmann) ainda faz da vida de Rebeca um inferno ao passar a morar no acampamento. "Isso está muito ruim, apostou que foi você que cozinhou", dispara ao provar um assado a merecedora de umas boas palmadas. "Todo mundo aprecia muito o meu cozido. Se está insatisfeita, não coma", rebate a irmã de Labão (Brenno Leone), o hiita que maltrata a filha Lia (Bruna Perdigão).
"Ou o pobre do Isaque não tem coragem de te falar a verdade, querida. Além de má cozinheira, você é bem mal-educada, né?", alfineta a recalcada. É ai que Uriala desce de vez do salto. "Sabe de uma coisa? Eu tenho pena do Isaque (Guilherme Dellorto). Ele merecia uma mulher bem melhor para se casar com ele. Pelo menos eu não cozinho mal, não maltrato visitante nem fico o enganando por aí", cutuca.
"Nunca acreditei naquele barrigão estranho que você desfilava por aí. Ninguém tem uma barriga daquele tamanho", provoca, novamente, tirando Rebeca do sério. "Não acredito que estou ouvindo isso. Eram gêmeos", se defende a mocinha. "Eram mesmo? Esaú e Jacó são tão absurdamente diferentes. Confessa que adotou os dois", exige para tirar a "verdade" da rival. E mais tarde, Uriala empurra a filha para Esaú, enquanto Jacó se torna pai de 13 filhos e marido de quatro, incluindo Lia.