Recentemente, Virgínia Fonseca causou polêmica ao mostrar o corpo 10 dias após o parto do terceiro filho, José Leonardo. Pelas redes sociais, alguns internautas disseram que o tipo de conteúdo era um 'desserviço', já que a influenciadora poderia retomar a forma física anterior a gravidez mais rápido por possuir lipo HD. Mas será que é assim que funciona?
O Purepeople conversou com a Dra. Beatriz Formighieri de Carvalho, cirurgiã plástica com mais de 12 anos de experiência e 17 como médica. Uma das principais especialistas na Lipo HD 360 Total Definer no Brasil, ela revela se Virgínia pode recuperar o procedimento estético e como manter resultados após gravidez.
"Esses fatores podem alterar os resultados da lipoaspiração, fazendo com que a gordura volte a se acumular em áreas previamente tratadas e a pele fique mais flácida. Geralmente isso ocorre quando observamos ganho excessivo de peso na gestação".
Geralmente, muitas mulheres esperam passar pela fase em querer ter filhos para depois investir em uma lipoaspiração. No entanto, a médica explica que essa nem sempre é a melhor aposta.
"Não necessariamente! Caso na gestação o peso seja controlado, atividade física executada assim como essa rotina seja mantida no pós-parto, observamos um retorno do contorno. Existe mulheres que possuem bebês bem grandes, neste caso pode ocorrer estiramento excessivo de pele com surgimento de estrias e hérnia umbilical (hérnia no umbigo), isso pode alterar o contorno do corpo de forma não agradável", diz.
Para manter os resultados da lipoaspiração após a gravidez, Dra. Beatriz afirma que é importante adotar um estilo de vida saudável:
• Alimentação: Manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, evitando alimentos processados e ricos em açúcar e gordura.
• Exercícios: Praticar atividades físicas regularmente, incluindo exercícios cardiovasculares e de fortalecimento muscular.
• Hidratação: Beber bastante água para manter a pele hidratada e saudável.
• Cuidados com a pele: Usar cremes e óleos hidratantes para ajudar a manter a elasticidade da pele.
• Tratamentos cosméticos: Lasers, peeling ajudam muito no tratamento da pele também.
O medo da pele ficar muito flácida e "caída" após a gestação é grande entre as futuras mamães. Para evitar a flacidez, algumas medidas podem ser tomadas:
• Exercícios de fortalecimento: Praticar exercícios que fortaleçam os músculos abdominais e do corpo em geral.
• Hidratação: Manter a pele bem hidratada com cremes específicos.
• Alimentação: Consumir alimentos ricos em colágeno e vitamina C, que ajudam na elasticidade da pele.
• Massagens e tecnologias: Realizar massagens regulares para estimular a circulação sanguínea e a produção de colágeno, assim como tecnologias destinadas para este fim.
Uma outra grande dúvida entre as gravidinhas é a diferença entre gordura abdominal e diástase. Mas será que tem como saber? A especialista explica:
"A diástase é a separação dos músculos retos abdominais, que pode ser identificada por um espaço ou uma protuberância na linha média do abdômen, especialmente ao fazer esforço. Um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou um médico, pode realizar um exame físico para diagnosticar a diástase, não é necessário exame de imagem para o diagnóstico", explica, acrescentando sobre a gordura abdominal:
"É o acúmulo de tecido adiposo dentro da cavidade abdominal, ou seja, dentro da barriga e pode ser avaliada por meio de exames de imagem e medidas antropométricas ou através da bioimpedância, exame que é mandatório e rotineiro em minha prática clínica para podermos indicar quem vai operar ou quem precisamos 'preparar' para receber a cirurgia".
Após dar à luz, a médica recomenda que a mulher espere pelo menos seis meses a um ano antes de se submeter a uma lipoaspiração. Segundo a especialista, esse período "permite que o corpo se recupere completamente da gravidez e do parto, e que a mulher atinja um peso estável".
Atualmente, o custo de uma lipoaspiração pode variar bastante dependendo da localização, da experiência do cirurgião e da extensão do procedimento. Em média, no Brasil, pode variar entre R$ 80.000 e R$ 150.000.