Novela "Gênesis": a morte de Abraão (Zé Carlos Machado) vai provocar o início de um confronto real entre os seus filhos mais velhos, Ismael (Henrique Camargo/Iano Salomão) e Isaque (Dani Gutto/Guilherme Dellorto). Mas antes de morrer, o profeta perderá a mulher, Sara (Adriana Garambone), em cenas que irão ao ar nesta semana, se casará de novo e após os 100 anos terá outros filhos, agora com Quetura (Adriana Prado). Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro.
No folhetim bíblico que soma mais de 250 atores ao longo de sete fases, Ismael sempre mostrou seu lado para a ruindade e até planejou a morte do meio-irmão, sendo expulso pelo pai do acampamento com a mãe, Agar (Hylka Maria). Embora tenha desmaiado no deserto com fome e sede, o primogênito de Abraão vai escapar. Isso porque um anjo aparecerá para a egípcia e o filho, que é ao mesmo tempo sobrinho e enteado de Sara.
Na sequência, a história dá um salto no tempo de 10 anos e ganha novos personagens como Uriala (Marcela Barrozo), que será a rival de Rebeca (Bárbara França) pelo amor de Isaque. Além disso, outros atores assumem papéis que já estão no ar. E após essa década que Sara, filha bastarda de Terá (Julio Braga) morre e Abraão tem um novo casamento. O folhetim avança de novo no tempo - em mais 10 anos - e chega ao momento da morte do profeta, meio-irmão de Sara, a quem quase perdeu para reis ao longo da vida.
Arrependido de ter colocado o primogênito para fora do acampamento, o decano pedirá que chamam Ismael como seu desejo final. Depois, ele fica frente a frente com Isaque. "Eu não tive sorte quando conheci Ismael um ano atrás, sei que ele não aceitou meu nascimento. A ponto de a minha mãe expulsar ele do acampamento. Reconheço que nosso encontro, na morte do meu pai, foi um pouco decepcionante. Apesar de amigável, ele parecia frio", diz o filho de Sara.
"Achei Isaque pacato demais para administrar tudo, não sei se vai prosperar. Mas com o tempo deve aprender, torço muito por ele", afirma, falso, Ismael, zombando de Isaque pelos negócios feitos com o rei de Gerar, Abimeleque (Leonardo Franco). Segundo a Bíblia, Abraão morreu aos 175 anos deixando oito filhos - além de Ismael e Isaque, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.
Mas a prometida grande descendência veio com Isaque, que gerou Esaú e Jacó. Este teve um número extenso de filhos com quatro mulheres. Um deles, José, que será vivido por Juliano Laham na última fase.