Novela "Gênesis": Ismael (Henrique Camargo) vai levar adiante o seu plano de matar o irmão, Isaque (Guilherme Dellorto, na fase jovem), no aniversário do filho de Sara (Adriana Garambone). O vilãozinho tentará fazer com que a criança caia em um poço, porém fracassa porque a hebreia descobre a tempo, em cena antecipada pelo colunista de TV Daniel Castro. A essa altura, o primogênito de Abraão (Zé Carlos Machado) terá um currículo repleto de maldades como o ataque de escorpiões à Adália (Carla Marins).
Sara se torna mãe após ser liberta por Abimeleque (Leonardo Franco) do seu harém depois que Deus (voz de Flávio Galvão) envia uma praga e faz as grávidas do palácio terem uma gestação acima dos nove meses. De volta ao acampamento, a idosa dá à luz de maneira tranquila, sem dores e ainda rindo graças à intervenção divina. Com o filho nos braços, Abraão repete o gesto do seu pai, Terá (Angelo Paes Leme, na juventude) e o apresenta para a comunidade hebreia.
Inocente, o tio de Ló (Emílio Orciollo Netto), que engravidou as próprias filhas em armação das jovens, nem desconfia da crise de ciúmes por parte de Ismael. O garoto por sua vez não querendo perder o posto de futuro líder do acampamento ameaça o irmão, mas espera o bebê completar um ano para poder colocar em execução seu plano mortal. "Agora que meu irmãozinho começou a andar, todo cuidado é pouco", dispara querendo se aproveitar que todos estão preocupados com a festa do caçula de Abraão.
No entanto, Chaim (Felipe Souza) e Gerson (Gianlucca Mauad) afirmam que irão impedir qualquer ato contra Isaque. "Dona Sara cuida muito bem dele", diz o primeiro. "A gente nunca vai deixar nada acontecer com Isaque", reforça o outro. Notando que está sozinho no plano macabro, o filho de Agar (Hylka Maria) decide agir sozinho. Olha os defensores de Isaque. A figurinha mais frágil e bajulada desse acampamento. Um menino mimado como ele jamais vai ser um líder. O problema é que uma criança não tem noção do perigo. Elas sempre dão sustos, se machucam e podem até cair dentro do poço", dispara o parente de Paltith (Polliana Aleixo) e Tamires (Debora Ozório, atriz que descarta pontos em comum com sua personagem).
Porém, Sara nota que Ismael - seu enteado e sobrinho - está aprontando alguma coisa e decide agir ao perceber o olhar amedrontado de Chaim e Gerson. "O que é de tão engraçado, Ismael? O que você estava falando com Gerson e Chaim? Fala", cobra a senhora ao pegar de forma ríspida o pequeno Isaque nos braços. Para quem não acompanha vale destacar que Abraão e Sara são irmãos, por isso, Ismael é tanto sobrinho como enteado.