Em uma das passagens bíblicas mais conhecidas retratadas na novela "Gênesis" , as filhas de Ló (Emilio Orciollo Netto) embebedam o pai para fazer com ele, acreditando que o genitor é o único homem no mundo. Ao Purepeople, a intérprete da Tamires, Debora Ozório acredita que sua personagem possui um lado um tanto empoderado. "Ela é uma mulher que escolhe o que quer, decidida e acaba arcando com as consequências das suas escolhas", pondera a atriz de 24 anos.
Por isso, a artista, que dá vida a uma das netas de Harã (Ricky Tavares) descarta se ver na personagem do folhetim da RecordTV. "Acredito que sempre doamos um pouco de nós para o personagem, alguma coisa, algum sentimento, mas a Tamires de fato tem a personalidade muito diferente da minha", frisa. Na história, Tamires é irmã de Paltith (Polliana Aleixo), dona da ideia de se deitar com o pai para dar sequência à família, e sobrevivente da chuva de bolas de fogo que arruinou Sodoma.
"Ela tem personalidade e se une com a irmã para fortalecer ainda mais as ideias, também teve uma mãe (Alya, Elisa Pinheiro, transformada em estátua de sal) que contribuiu para esse jeito e acredito que a falta de maturidade também", aponta Debora, já vista em outras novelas como "O Rico e Lázaro" (2017) e "Espelho da Vida" (2018).
De volta à emissora paulista, a atriz conta ter passado por alguns testes de caracterização até chegar ao visual exibido no folhetim bíblico dividido em sete fases com direito a uma espécie de piercing que às vezes leva até a boca. "Realmente, foi algo bem diferente, o que acho incrível. Amo mudar para o personagem. E amei o resultado final", celebra a intérprete de Tamires, que chega a se arrepender do ato incestuoso.
Na telinha, Debora dividiu o papel com Giovanna Lodes, que viveu a filha caçula de Ló e Ayla na infância. "Tivemos pouco contato por conta dos protocolos da Covid, mas fomos acompanhadas por um time lindo de preparação que fez ficar tudo alinhado. Conheci a Gigi rapidamente nos bastidores e ela é uma linda carinhosa e talentosa", diz.
Com papéis tanto contemporâneos como de época na telinha, Debora listando algumas diferenças de atuar nesses dois tipos de trabalho. "Tem a diferença corporal, de linguagem, tem todo um estudo histórico da época e eu adoro. Eu sou muito estudiosa e mergulho profundamente na criação e preparação para o trabalho. Cada trabalho tem suas peculiaridades e trabalhando em equipe vamos desenvolvendo a história juntos", ensina ela, elogiada também ao estrelar ensaio sensual.
E se no folhetim bíblico, Debora surge com ar rebelde, nega ter compartilhado tal fase na vida real. "Até porque meus pais sempre me escutaram e me acolherem, tudo aqui em casa (na minha família) é na base da conversa e isso fortaleceu ainda mais na minha transição, na minha adolescência", garante.