Na novela "Gênesis", Jacó (Petrônio Gontijo) vai se revoltar ao saber do massacre provocado por alguns de seus filhos na cidade de Siquém e que culmina no assassinato do príncipe de mesmo nome. "O que vocês fizeram?? Vocês dois enlouqueceram?? Mataram pessoas inocentes!!", esbraveja o pastor em roteiro obtido pelo Purepeople.
Levi (Gustavo Rodrigues) e Simeão (Igor Cotrim) fazem a carnificina para vingar a irmã, Diná (Giovanna Coimbra), que perde a virgindade com Siquém horas após conhecê-lo. Como parte do plano, os filhos de Jacó propõem que o nobre e seu pai sejam circuncidados para não conseguirem reagir ao ataque. Um pouco depois, o filho de Hamor (Flávio Pardal) até tenta se desculpar com a judia, porém é surpreendido por Simeão.
Segundo o texto da trama bíblica, Levi e Simeão trazem mulheres, crianças e animais para o acampamento amarrados uns aos outros através de cordas. "Simeão finalmente solta Diná que cai ao chão chorando em profundo desespero", prossegue o script.
"(Fizemos) O que tinha que ser feito. Matamos todos os homens da cidade. Saqueamos o que eles tinham de valor. Trouxemos as mulheres, crianças e o rebanho", responde, firme, Simeão. "Não percebem que colocaram nossa família em perigo?? Eu dei minha palavra pra aqueles homens que tínhamos uma aliança!", reprova Jacó, no folhetim que reúne mais de 400 atores.
Apesar do desespero do pai, Levi e Simeão não reagem. "Vocês sujaram o meu nome no meio do povo dessa terra!! E se os cananeus e perizeus se unirem pra nos atacar? De onde vamos tirar homens suficiente pra lutar contra eles? Pra nos defender?? A nossa família inteira seria destruída!! Vocês não pensaram nisso??", questiona o marido de Raquel (Giselle Tigre), a morrer no parto do segundo filho.
"A gente deveria ter deixado então ele tratar a nossa irmã como prostituta?? Nunca!", rebate Simeão, deixando furiosa a irmã, que lhe esmurra: "Seu desgraçado! Seu maldito!". "Calma, Pequena!", pede. "Eu não sou Pequena! Não sou nada pra você. E você e o Levi, não são mais nada pra mim!", completa Diná, empurrando, com ódio o irmão.
Na sequência, Jacó chama atenção dos filhos e resolve ir embora de Siquém. "Eu disse a Jacó: Levanta. Vai pra Betel e habita ali. Faz um altar pra Mim, o Deusque apareceu pra você quando fugia do seu irmão. Antes de partir, ele reuniu a todos que estavam com ele e disse para destruírem os ídolos que ainda conservavam. Mandou também que se purificassem e mudassem as suas vestes", diz Deus (voz de Flávio Galvão).
"E assim partiram. E o pavor tomou conta dos moradores das cidades vizinhas e por isso, não perseguiram a Jacó. E Jacó me obedeceu e edificou ali um altar", prossegue o Criador.