Depois de não conseguir pedido de desculpas de Jacó (Petronio Gontijo) na reta final da novela "Gênesis", Bila (Patrícia França) terá um embate com Rúben (Felipe Cunha), com quem se envolveu. É o filho mais velho do patriarca que toma a iniciativa da conversa, mas a concubina de Jacó reprova. "Não tenho nada pra falar com você", dispara a irmã de Zilpa (Karina Barum) antecipa o Purepeople.
O casal se encontra no topo de um vale e Rúben segura no braço da ex ao ouvir dela que não quer conversa. "Bila... você não acha que já é tarde demais pra isso?", questiona o pastor para protesto de Bila: "Me solta!". Não satisfeita, a filha de Jasper (Mauricio Mattar) acusa Rúben. "Você acabou com a minha vida!", afirma a serva, mãe de dois dos 13 filhos de Jacó.
O irmão de José (Juliano Laham) se revolta e perde a paciência com a concubina do seu pai. "Do jeito que você fala, parece que eu te forcei", afirma, mas Bila o ignora e o deixa falando sozinho. "Pelo o que eu me lembro, você veio até mim de boa vontade. Você queria tanto quanto eu", recorda ao alcançar a ex e segurá-la com mais força.
E Rúben segue refrescando a memória de Bila na trama bíblica que está na sua reta final. "A gente podia ter parado depois da primeira vez, mas você gostou tanto que sempre voltava por mais. Então não vem dizer que eu arruinei a sua vida", reprova fazendo a serva cair no choro.
"Seu maldito! Você acha que sou só eu? Seu pai nunca vai te dar a primogenitura depois do que você fez. Nunca!", alfineta. Nisso, "Rúben se volta para ela imperturbado e dá o golpe baixo, querendo humilhá-la", pede o texto entregue aos atores e produção da história da Record TV.
"Você foi ótima, Bila. A melhor que eu tive até hoje", rebate Rúben deixando a serva com sentimento de inferioridade.
Ainda na novela, um dos filhos de Judá (Thiago Rodrigues), Er (Tiago Marques) se vê obrigado a casar com Tamar (Juliana Xavier). Em um primeiro momento, eles até ficam fascinados um pelo outro. Depois, o rebelde faz da vida da mulher um inferno com direito a surra de cinto.
E o drama de Tamar piora quando fica viúva, é obrigada a casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), e de novo vê o marido morrer antes de ser mãe. Após outros dramas, a jovem se relaciona com o sogro e engravida dele, gerando duas crianças, além de evitar que Judá tire a própria vida.