Novela "Gênesis": O drama de Rebeca (Bárbara França) em não conseguir dar filhos para Isaque (Guilherme Dellorto) será alvo de zombaria do seu pai, Betuel (Roberto Bomfim). "Já deve ter cabelo branco e nada de emprenhar", dispara o filho de Reduana (Tammy Di Calafiori/Dedina Bernadelli) e Harã (Ricky Tavares), este irmão de Abraão (Zé Carlos Machado), sogro da hebreia. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro e as cenas vão ao ar ainda este semana.
Após um salto na história de 15 anos e nas vésperas da morte de Abraão, a essa altura pai de oito filhos - Ismael (Iano Salomão), Isaque e seis crianças com a segunda mulher, Quetura (Adriana Prado) e com 175 anos -, a rival de Uriala (Marcela Barrozo) se queixará de não ter conseguido engravidar, repetindo, praticamente, o que ocorreu com a sogra, Sara (Adriana Garambone).
"Deus é fiel, vai nos conceder um filho", assente Isaque, futuro pai dos gêmeos rivais, Esaú e Jacó, que desde o ventre da mãe irão brigar. "Eu creio, só é chato ficar ouvindo boatos pelo acampamento", responde a mocinha. "Eu sei, meu amor, mas minha mãe deve ter passado pelo mesmo. Às vezes, acho que ele (Deus) só nos dará filhos na velhice", admite Isaque.
A história acaba correndo e chegando em Harã nos ouvidos de Betuel, pai também de Labão (Brenno Leone), que a esta altura já terá tido uma filha com a mulher, Adinah (Michelle Batista), Lia (Bruna Perdigão, na infância, e, na fase adulta, a própria Michelle), a quem irá maltratar. "Ainda bem que fisgou uma parideira, hein, filho? Não me decepcione. Quero ver essa casa cheia de criança", exige o idoso. Além de Lia, Labão também será pai de Raquel (Giovanna Dahlheim/Thais Melchior).
E Betuel volta a criticar a própria filha, Rebeca, pelas costas. "Mulher é mais difícil de criar, de manter na rédea. Falo por experiência própria. Pelo menos tem dois varões. Enquanto sua irmã, Labão... A coitada da Rebeca já deve ter cabelo branco e nada de emprenhar", zomba.
É bom lembrar que Jacó (Miguel Coelho) terá quatro mulheres. O neto de Abraão se casará com as irmãs, Lia e Raquel, além de Zilpa (Kiria Malheiros, quando criança) e Bila (Mirella Sabarense). Assim, Jacó terá casamento as bisnetas do seu tio e dará origem a 13 filhos, entre eles José (Juliano Laham), que será retratado na última fase da novela.