Nas últimas semanas da novela "Gênesis", Muriel (Rhaisa Batista) vai cobrar do filho Onã (Caio Veagati) que ele engravide Tamar (Juliana Xavier) para assim dar filhos ao irmão Er (Tiago Marques), morto após discussão com o pai, para seguir a "Lei do Levirato". "Já deveria ter acontecido, não?", dispara a matriarca em roteiro obtido pelo Purepeople.
Após a morte de Er, Onã e Tamar se casam por decisão do pai dele e na noite de núpcias, o rapaz encanta a noiva. Porém, vai se mostrar contra a ideia do primeiro filho do casal ser herdeiro de Er. "Calma, mãe. A gente só tá casado há alguns meses", rebate diante da cobrança de Muriel, que ganha um final trágico.
"Onã segue comendo tranquilamente. Tamar olha chocada para Onã que retorna o olhar para ela fazendo cara de inocente. Ela coloca sua cumbuca de volta no tapete com mais força do que o necessário e a empurra como sinal de que não vai mais comer. Ninguém percebe a não ser Onã, que continua comendo normalmente", pede o roteiro.
E a pressão de Muriel revolta Judá (Thiago Rodrigues). "Para de tocar nesse assunto toda hora, Muriel. Falar não vai adiantar as coisas. Calma, que vai acontecer. Tenha paciência", pede o pastor. Onã se defende dizendo que está fazendo a "sua parte" e deixa Tamar furiosa, fazendo-a deixar a mesa de refeições quase que às lágrimas.
"Não sei o que dá nela às vezes", fala de forma cínica Onã. Depois, a sós, Judá tenta defender a nora, com quem terá um relacionamento. "Você precisa ter paciência com o Onã e a Tamar. Todos aqui tão sofrendo e colocar mais peso sobre eles só vai piorar ainda mais as coisas", argumenta.
Porém, Muriel não dá o braço a torcer e lembra a morte de Er. "Nunca mais nada vai ser simples. Nunca mais a gente vai ser como antes", diz. "Não fala assim. Eu ainda tô aqui. Os meninos e a Tamar te amam", tenta consolar Judá, embora com ar de aflição.
Por fim, Judá lembra a Muriel que ela tem esquecido dos cuidados para com Selá (Guilherme Seta), filho caçula do casal, mas a mulher faz pouco caso. "A perda do Er não é algo que se resolve mudando de casa ou de cidade como você costumava fazer cada vez que tinha um problema, Judá. Não tem esperança nenhuma", dispara sem desconfiar que uma nova desgraça está a caminho com a morte de Onã.
"Gênesis" é dividida em sete fases e será substituída por reprises compactadas de "Os Dez Mandamentos" e "A Terra Prometida"; e sua sucessora inédita, "Reis", já vem escalando o elenco.