José (Juliano Laham) vai armar para os irmãos nos últimos capítulos da novela "Gênesis". Antes de se revelar governador do Egito, o protagonista da atual fase da trama bíblica consegue "plantar" o copo de prata que ganhou de Abumani (Dudu de Oliveira) entre os pertences de Simeão (Igor Cotrim) e companhia, conta o Purepeople.
No começo da cena, será ouvida a voz de José passando orientações para Shareder (Paulo Verlings), que interceptará Simeão e os demais. Vale lembrar que os filhos de Jacó (Petronio Gontijo) terão ido ao Egito em busca de alimentos por conta da seca e serão surpreendidos pela abordagem do vizir e marido de Herit (Yana Sardenberg), com quem ganha final feliz.
"Por que vocês pagaram o bem com o mal?", questiona Shareder deixando Simeão e os outros confusos. "O copo de prata do meu senhor, que ele usa para beber e fazer adivinhações, sumiu. Vocês roubaram. Por que cometeram essa maldade?", questiona o vizir já em tom de acusação.
"Nós trouxemos de volta o dinheiro que foi devolvido nas nossas sacas. Por que agora nós roubaríamos prata ou ouro do governador?", pergunta já indignado Levi (Gustavo Rodrigues). De volta ao acampamento do pai após engravidar Tamar (Juliana Xavier), Judá (Thiago Rodrigues) toma a frente e é firme ao defender a si e aos irmãos.
"Nós não roubamos nada... se o copo for encontrado com qualquer um de nós, que ele seja morto. E os outros se tornem escravos do seu senhor", afirma deixando os irmãos um tanto alvoraçados, enquanto Shareder esboça um sorriso malicioso. "Se eu achar o copo com algum de vocês, aquele com quem eu achar, vai se tornar escravo do meu senhor. Mas os outros não serão punidos por isso", frisa o vizir.
Seguindo os planos de José, Shareder abre a bagagem de um dos irmãos do governador de cada vez. E encontra na saca de Benjamin (Marcos Bessa) o copo "roubado", erguendo-o de forma triunfal. "Parece que alguém não vai voltar pra Canaã. Soldados!", ordena. Imediatamente, o caçula de Jacó é cercado e levado pelos oficiais enquanto chama por Judá diante dos irmãos que quase não esboçam reação.
Um pouco antes, a trama bíblica foca suas atenções nas tragédias envolvendo a família de Judá. Após a morte de Er (Tiago Marques), ele segue a lei do levirato e casa Tamar com Onã (Caio Veagati), seu filho do meio, uma vez que ela não terá engravidado antes da morte do primeiro marido.
Porém, a história se repete diante da morte de Onã. Isso leva Muriel (Rhaisa Batista) a acusar Tamar de ser "amaldiçoada" e morrer após passar dias sem se alimentar pelo falecimento dos filhos.