Na reta final da novela "Gênesis", Abumani (Dudu de Oliveira) será cobrado por José (Juliano Laham) e Asenate (Letícia Almeida) para se casar e ter filhos. A cobrança surge quando os mocinhos contam ao cuxita que serão pais pela segunda vez. "É o que você também já deveria ter feito", afirma a egípcia, amiga de Herit (Yana Sardenberg), que ganha um final feliz com Shareder (Paulo Verlings).
"Sério, Abumani. Por que você tá enrolando tanto pra se casar?", insiste a filha de Pentephres (Nando Cunha). "Asenate, você tem que entender uma coisa: ainda tem muito peixe no rio Nilo pra eu me contentar com qualquer tilápia que ficam me apresentando", argumenta Abumani, já recuperado do golpe de adaga que sofreu de Teruel (Amaurih de Oliveira), provocando risos em José.
Nesse momento, Asenate "fulmina" o marido com o olhar e o governador faz coro com a mulher. "Fala a verdade, Abu. Qual é o problema? A gente já te apresentou moças do harém daqui, moças do harém de outras províncias... Não é possível que você não tenha gostado de nenhuma! O que que tá faltando pra você fazer a sua escolha, de uma vez por todas?", questiona.
Ao tentar se explicar, Abumani quase se enrola e por pouco não critica as egípcias para reprovação de Asenate. "Sei lá... Se pelo menos fosse uma cuxita", conserta o estrangeiro empolgando José. "Por que você não me disse isso antes? Isso se resolve fácil. Eu mando trazer uma mulher de Cuxe pra você", diz o filho de Jacó (Petronio Gontijo), com quem terá reencontro emocionante.
Só que o cuxita recusa a proposta. "Quero que vocês me deixem em paz e parem de uma vez por todas com esse assunto de casamento! Eu vou casar quando eu for casar. Ô, gente chata", fala em tom amigável. Mas um pouco depois a sós com José, Abumani questiona se o amigo o deixaria ir para sua terra natal procurar uma mulher.
"Você sabe que eu preciso de você aqui, Abumani. Não falta muito pra começar os anos da fome. E a gente tem muito o que fazer ainda", explica o irmão de Judá (Thiago Rodrigues) acrescentando concordar com a viagem de quatro meses do cuxita. "Tudo bem. Se é isso que você quer. Mas só quatro meses", finaliza José embora em um tom de indecisão.
Enquanto isso em outra ponta da trama, Judá por pouco não atenta contra a própria vida ao ser atiçado por Lúcifer (Igor Rickli). Isso ocorre depois que o pastor engravida Tamar (Juliana Xavier), sua própria nora.