Na novela "Gênesis", José (Juliano Laham) e Asenate (Letícia Almeida) vão se aproximar cada vez mais e Teruel (Amaurih de Oliveira) acaba notando o clima entre o futuro casal reprovando totalmente, conta o Purepeople. No início, porém, a filha de Pentephres (Nando Cunha) chega a humilhar o escravo deixando-o sem entender nada. Mas durante festa na casa de Potifar (Val Perré) tudo muda quando ela encontra José na área da piscina.
"Ele a observa. Asenate meio tímida, se junta a ele e encosta ali sem dizer nada por alguns instantes. Os dois se olham. Asenate olha para o céu e em seguida volta sua atenção para ele", pede o roteiro da trama da Record TV. A jovem questiona o que o filho de Jacó (Petronio Gontijo) está fazendo e ele responde para sua surpresa que estava falando com Deus (voz de Flávio Galvão).
"O Deus dos meus pais. O Deus Criador", explica o irmão de Judá (Thiago Rodrigues), este próximo de pedir Muriel (Rhaisa Batista) em casamento. Nesse momento, Asenate se mostra arrependida por ter humilhado o hebreu e lhe pede desculpas. "Você tava no seu direito. Você é senhora, eu sou servo", minimiza José, protagonista desta 7ª e última fase.
A filha de Pentephres, com quem tem muitos embates, reforça seu arrependimento. "Não, não é assim que eu penso. Não sei o que deu em mim aquele dia. Acho que você me deixa nervosa. Não sei... Mas não queria que você tivesse a impressão errada de mim", fala ao trocar olhares com o futuro governador do Egito.
"A minha opinião é tão importante assim?", indaga José deixando Asenate perder o controle da respiração. "Sim, gostaria que a gente fosse amigo", admite a jovem. "Nesse momento uma folhinha bem pequenininha de uma planta cai no rosto de Asenate. José se aproxima mais dela e delicado, tira a folhinha do seu rosto e mesmo depois não tira a mão do seu rosto, acariciando-o. Os dois ainda se olhando, próximos, claramente atraídos um pelo outro. José olha em seus lábios e novamente em seus olhos", prossegue o texto.
O clima é interrompido pela chegada de Teruel, com quem Asenate quase se deitou, chamando pela amiga. "José e Asenate se afastam instantaneamente. Os dois sem graça", pede o roteiro distribuído aos atores e produção. O script pede ainda para Teruel não aprovar em nada.
Inicialmente, as cenas iriam ao ar no capítulo 127, mas a Record vem esticando a novela no ar e nesta noite (16) exibe o capítulo 173 - foram escritos ao todo 150, para efeito de comparação.