Abumani (Dudu de Oliveira) resolveu procurar casamento em Cuxe na novela "Gênesis", mas o amigo fiel de José (Juliano Laham) só deixará o Egito quando o país estiver atravessando os sete anos de seca. A decisão de partir incomoda Asenate (Letícia Almeida), que sem saída acaba concordando. "Não vai... por favor. Como vai ser a nossa vida sem você?", diz a "chatinha" nos últimos capítulos, marcados também pelo final feliz de Diná (Giovanna Coimbra).
O cuxita estará com os filhos de José no colo, Manassés e Efraim, quando estiver prestes a deixar o Egito, para onde só retorna um tempo depois já casado e com seu próprio herdeiro. "Eu vou sentir tanto a falta de vocês", fala para as crianças. "Mas o Abu promete que vai mandar um presente lá de Cuxe pra vocês", completa dando um beijo nos "sobrinhos" e segurando o choro.
Em seguida, ele se despede de Asenate e lhe responde como será a vida no palácio sem ele. "Mais chata, menos interessante", brinca o cuxita enquanto a egípcia tenta o convencer a ficar no último momento. "Você lembra do nosso acordo? O nosso acordo era que você ia se casar, ia convencer o seu marido a me comprar... e dar a minha liberdade em seguida", recorda.
O roteiro pede para nesse instante Asenate cair de vez no choro e o abraçar forte. "Ele beija em sua cabeça e chora. Eles então saem do abraço. Abumani enxuga as lágrimas, não querendo que ela veja. Asenate então toca em seu rosto carinhosamente, o beija nas duas bochechas", indica o script.
"Obrigada Abu. Por tudo o que fez por mim. Por tudo", fala firme. "Abumani assente. Lágrimas escorrem do seu rosto e ele as enxuga. Eles não sabem mais o que dizer. A dor e a tristeza tomando conta dos dois. Abumani então a traz para si", continua o texto bíblico.
"Eu prometo que você sempre vai ser a minha chatinha", finaliza o amigo da família beijando Asenate e indo embora. Nesse instante, ela o chama desesperada, o cuxita volta e eles trocam olhares e sorrisos. Novamente a sós, Asenate desaba no choro de tristeza.
Tamar (Juliana Xavier) ao se passar por prostituta cultural conquista Judá (Thiago Rodrigues) e o leva para a cama. Não demora para a cananeia descobrir que está grávida, alcançando seu objetivo, contudo quase vai parar na fogueira por ordem do ex-sogro.
Ela só escapa porque lhe revela ser ele o pai de seus filhos. O pastor por sua vez mostra arrependimento e retorna ao acampamento do pai com Tamar e Selá (Guilherme Seta). A jovem dá à luz gêmeos mas acaba sozinha.