Na novela "Gênesis", Asenate (Letícia Almeida) vai recuar e aceitar casamento com Adurrá (Ricardo Lyra) para evitar a morte de Abumani (Dudu de Oliveira), relata o Purepeople. A egípcia tenta fugir do Egito com o servo, mas é traída por Teruel (Amaurih de Oliveira). O vizir do palácio, por sua vez, revoltado, ordena que o soldado espanque por horas o servo na trama da Record TV que já se encaminha para a reta final.
Após o fim da sessão de tortura e sem acreditar que a filha de Pentephres (Nando Cunha) tenha tido a ideia da fuga, Adurrá volta ao assunto do casamento. "Se é assim, Asenate. Só tem um jeito de salvar o seu servo: se você se casar comigo. Você aceita?", questiona sendo ignorado pela mocinha da sétima e última fase. "Por favor, deixa ele ir", pede Asenate, que irá se casar com José (Juliano Laham).
Como a garota só chora e não lhe responde, o vizir mostra seu lado sádico mais uma vez. "Leva o escravo daqui e dá um fim nele!", ordena a Teruel diante do protesto da mocinha. "Teruel a ignora e faz sinal aos soldados, que pegam Abumani e o arrastam dali. Abumani, debilitado e sem forças, se deixa levar. Os soldados passam com Abumani próximo a Asenate", pede o texto distribuído aos atores.
Quem também mostra-se aflito é o servo, embora já desmilinguido. Asenate fica sem saída e diz aceitar o casamento com o vizir, em quem já deu fora. "Tarde demais", fala Adurrá como se não aceitasse a proposta. Mas a jovem não desiste, pega no rosto do vilão e reforça: "Eu aceito ser sua mulher".
"Por favor, não faz nada com Abumani", completa intervindo a favor do amigo, que já havia lhe alertado dos perigos da fuga. O sádico fala então para Abumani não ser mais executado. "Teruel! Poupa a vida do escravo. Pode levar pro local que combinamos", fala. E com muito cinismo volta-se para a filha de Pentephres. "Eu sabia que você também me amava, minha Íris", dispara.
Porém, Asenate faz a contraproposta: "Solta o Abumani, por favor". E Adurrá mostra-se irredutível. "Claro. Assim que anunciarmos o casamento pro seu pai", diz, acariciando o rosto dela. "Claro. Assim que anunciarmos o casamento pro seu pai", diz, propondo: "Agora vamos. Vou te levar pra sua casa".
"Asenate fecha os olhos, engolindo a raiva. Neles saindo escoltados por alguns soldados na direção oposta a que Abumani foi levado", conclui o script da trama épica que ao todo soma mais de 400 atores.