Por ser tão apaixonado por Filomena (Débora Nascimento), Candinho (Sergio Guizé) será capaz de ajudá-la a tirar Ernesto (Eriberto Leão) da cadeia, na novela "Êta Mundo Bom!", reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo". Mesmo sendo rejeitado pela amada por causa do rival, o caipira se dispõe a penhorar o medalhão - a única pista que tem de sua mãe - e consegue dinheiro para pagar a dívida pela fiança do mau-caráter. O pintor é humilhado e preso no Salão das Artes, nos próximos capítulos da novela da Globo.
Tudo acontece quando Filomena faz um acordo e contrai uma dívida para conseguir que Ernesto seja libertado. Desesperada, a mocinha desabafa com Candinho e fala do dinheiro que está devendo a Ramos. O vendedor de pipoca imediatamente se propõe a ajudá-la. Para tal, ele pensa em penhorar o medalhão de ouro deixado por sua mãe. A joia é o único elo de ligação dele com Anastácia (Eliane Giardini), e o meio pelo qual a milionária espera encontrar o filho e ter certeza de que achou seu herdeiro.
Na hora de empenhar o medalhão, Candinho hesita e decide esperar mais um pouco para fazê-lo. Mas em seguida, ele procura Filomena e avisa que vai pagar sua dívida. Além disso, o rapaz consegue pagar o que deve na pensão e resgata Policarpo, seu burro de estimação. A essa altura, Anastácia e Candinho estarão bem próximos um do outro sem saber que são mãe e filho. Isso porque, após ser desmascarado por Sandra (Flávia Alessandra), Pancrácio (Marco Nanini) é salvo pelo amigo caipira de ser preso, mas acaba ficando amigo da dona da fábrica de sabonetes.
Ironicamente, Anastácia não sabe nem que está a um passo do filho, muito menos desconfia de que sua própria sobrinha está procurando uma maneira de impedi-la de encontrar Candinho, pois quer se apossar de sua fortuna. Junto com Ernesto, que é seu comparsa, a vilã chegou a cogitar a possibilidade de simular um acidente para matar a tia, mas descobriu que o testamento não lhe favorece e desistiu da estratégia.