Sabendo quem foi o culpado pela explosão da mina de Montemor, Afonso (Romulo Estrela) solicitará a ajuda de Virgílio (Ricardo Pereira) para encontrar Amália (Marina Ruy Barbosa), mas terá o pedido negado pelo vilão nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". Após descobrir que a ruiva está atrás do rei Augusto (Marco Nanini) com a colaboração de Selena (Marina Moschen), Catarina (Bruna Marquezine) mandará Delano (Jaedson Bahia) atrás da sua possível meia-irmã, que terá a vida em risco. Para impedir que algo aconteça com a feirante, o rei de Montemor recorrerá ao rival, que desconfiará de sua real intenção e perderá a vida ao salvar a amada sozinho. As informações são do colunista de TV Daniel Castro e as cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 17.
Buscando cooperar com a procura do monarca, Diana (Fernanda Nobre) surpreenderá Virgílio e não será bem recebida ao tentar marcar um encontro com o personagem de Ricardo Pereira. "O que você está fazendo aqui? Eu já disse que é perigoso", reagirá o marquês. Para convencê-lo a aparecer no lugar marcado, a plebeia mentirá que o compromisso foi solicitado por Amália e conseguirá levá-lo até Afonso. Ao se deparar com o rival na casa da criada, o atual ajudante da feirante desconfiará: "O que é isto? Uma Armadilha?" Sem entender, Virgílio ficará na defensiva e segurará a espada antes de receber a explicação do rei: "Se eu quisesse matá-lo, você já estaria morto, Virgílio. Acalme-se! Você está aqui porque eu preciso da sua ajuda. Amália está correndo perigo. Se eu não ajudá-la, ela pode ser morta."
Após o personagem de Romulo Estrela revelar que o capitão do exército está atrás de Amália, o marquês começa a suspeitar das verdadeiras intenções do monarca, pois acredita que matou o Delano ao esfaqueá-lo. "Conheço Catarina o suficiente para saber que ela sempre manipula os homens para conseguir o que quer. Por que com você seria diferente?", questionará o nobre após ser informado que o capanga da rainha conseguiu se curar e acaba acusando o rival: "Se você fosse tão bom quanto pensa que é não teria colocado a vida de Amália em risco! Delano é um capitão do seu exército! Estava agindo debaixo do seu nariz! E você não fez nada para detê-lo. Se algo acontecer a Amália, a culpa é sua."
Sem acreditar nas palavras de Afonso, Virgílio deixará a casa de Diana e será seguido pelo rei, que fará um último apelo: "Esqueça por um momento as nossas diferenças e pense apenas no bem de Amália!" O vilão, que já estará montado em seu cavalo, responderá: "Só o que fiz em toda a minha vida foi pensar no bem de Amália! Ao contrário de você!"
(Por Fernanda Casagrande)