Afonso (Romulo Estrela) vai descobrir que a mulher, Catarina (Bruna Marquezine), foi a culpada pela explosão da mina de Montemor na novela "Deus Salve o Rei". No atentado, várias pessoas morreram e o reino perdeu suas últimas fontes de arrecadação. As cenas vão ao ar no próximo dia 12, antecipa o colunista de TV Daniel Castro nesta quarta-feira (4). O rei fica sabendo da verdade quando comanda uma investigação para saber qual foi o alquimista que fabricou a pólvora usada para acabar com a jazida. Nessa busca, um bracelete da vilã é encontrado e o soberano liga a mulher ao atentado.
Ao visitar do que restou da mina, Afonso e seus homens acham pólvora no local. O irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) ordena que todos os alquimistas sejam interrogados para que se chegue ao culpado. Prestes a descobrir ser filha de Brice (Bia Arantes) e lhe ameaçar com a fogueira, Catarina é mais rápida e ordena a Delano (Jaedson Bahia) que mate o cúmplice, impedindo, assim, que Tiago (Vinícius Redd) o interrogue. Com o aval da viúva, o homem de confiança de Afonso faz uma revista na casa e encontra o bracelete usado como pagamento pela rainha má, a ser mandada para a masmorra como punição por seus crimes.
Ardilosa, Catarina se faz de vítima e acusa o irmão de Amália (Marina Ruy Barbosa), sua principal inimiga, de querer lhe prejudicar. Mas o rei é mais esperto, finge acreditar na mulher e dispensa os serviços de Tiago, pegando a todos de surpresa, principalmente Gregório (Danton Mello). E em conversa com o conselheiro, Afonso revela: "Não tenho dúvida de que Catarina foi a mandante da explosão da mina! Ela matou dezenas de inocentes! É uma assassina!". "Vossa majestade estava enganando a rainha o tempo todo. Mas com que intuito?", questiona Gregório. O rei, então, conta que quer arrumar uma prova contundente contra a mulher, mandante também do assassinato de Ísis (Isis Pessino).
Depois de escapar da morte em atentado orquestrado por Catarina, Virgílio (Ricardo Pereira) é novamente vítima da vilã, mas dessa vez não tem a mesma sorte. Ele será surpreendido por Delano, que tenta matar Amália, atinge o marquês e acaba assassinado. "Eu sei que a minha vida não poderia ser ao seu lado, então ela já não faz mesmo sentido. Eu não poderia desejar uma morte melhor. Olhando para o seu rosto. Por favor, me perdoa", diz Virgílio morrendo em seguida.
(Por Guilherme Guidorizzi)