Um nova reviravolta pode acontecer na reta final da novela "Deus Salve o Rei". Depois de descobrir ser filha biológica de Brice (Bia Arantes), Catarina (Bruna Marquezine) tem chance de ficar sabendo que é meia-irmã de Amália (Marina Ruy Barbosa), sua principal rival e a quem já tentou matar várias vezes. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (9). A trama das sete está na sua reta final e chega ao fim no próximo dia 30. O passado da rainha má começa a vir à tona quando Augusto (Marco Nanini) revela à feirante que sua filha morreu no parto e que adotou Catarina em um convento. Paralelamente, a bruxa vai ao encontro do casal a quem entregou a filha e fica sabendo que a menina foi entregue ao rei de Artena. Assim, conclui ser mãe da vilã do folhetim medieval. Quando revela tudo para Catarina, Brice é ameaçada pela própria filha com a fogueira.
Mesmo com a ameaça, a bruxa desiste de lutar pelo carinho da filha e a procura no castelo de Montemor várias vezes. "Espero que você não queira um abraço. Nem que eu te chame de mamãe", dispara a rainha má, a ser trancada em um quarto por Afonso (Romulo Estrela) ao cair em armadilha preparada pelo rei. Ardilosa, Catarina questiona se herdou da mãe os poderes de bruxa. E é aí que o outro segredo que envolve a vilã passa a vir à tona. "Você tem muitas sombras em seu coração. Isso, você certamente herdou de mim. Mas, se você tivesse algum dom especial, acho que ele já teria se manifestado. Nem toda filha de bruxa é necessariamente uma bruxa. Além disso, seu pai era... Um homem comum", dispara a feiticeira, que recorre a substâncias para manter a aparência jovem.
A nova revelação irrita ainda mais a mandante da morte de Ísis (Isis Pessino). "Um homem comum... A história só piora! Eu tenho até medo de perguntar, mas preciso saber. Quem é ele, Brice? Quem é o meu pai?", pergunta. "Ele era um homem bom, que me libertou da perseguição do inquisidor, dom Bartolomeu (Stênio Garcia). Ele trabalhava como artesão, e nós tivemos uma grande paixão. Breve, mas intensa", recorda a bruxa. E a rainha protesta: "Então, eu sou filha de uma bruxa com um artesão... Que castigo!".
Quando a novela chegar a esse ponto, o público vai saber ainda que Constância (Débora Oliveiri) e Martinho (Guilio Lopes), uma das vítimas da peste, tiveram uma rápida separação depois que ele traiu a mulher. Assim, há chance de Brice ter se envolvido com Martinho e engravidado do artesão. "Eu e o seu pai quase nos separamos uma vez. Há muitos anos. Você ainda não havia nascido. Nós tivemos uma briga séria, justamente por causa de uma traição", relata Constância. "Da senhora ou do meu pai?", pergunta a ruiva. "Isso já ficou para trás. O importante é que nós escolhemos o caminho do perdão. E seguimos em frente", responde a mãe da feirante. "É mais fácil perdoar uma traição quando ela não envolve uma gravidez", acrescenta Amália, ganhando apoio da mãe. "Eu sei... Quando existe um filho na história, tudo fica mais difícil", diz a matriarca. O roteiro pede que Constância deixe nas entrelinhas que ainda esconde algo para a filha, que irá suspeitar disso.
(Por Guilherme Guidorizzi)