Exibida entre 2010 e 2011 na faixa das seis, a novela "Araguaia" está agora disponível no Globoplay, plataforma que disponibilizou ainda a polêmica "Uga Uga". De autoria de Walther Negrão e inicialmente batizada de "Girassol" a trama reúne em seu elenco nomes como Milena Toscano, Cleo e Murilo Rosa, que puxam o elenco.
Indicada ao Emmy de Melhor Novela, "Araguia" tem duas fases, a primeira ambientada nos anos 1845, e somou 166 capítulos. Infelizmente, assim como ocorre com "A Sucessora" (em reprise no Viva desde o final de março), "Araguaia" reúne alguns atores já falecidos, caso de Eva Wilma.
O Purepeople homenageia os atores da trama que brilham agora na TV das estrelas.
.Eva Wilma - uma das pioneiras da TV faleceu em maio de 2021 aos 87 anos por insuficiência respiratória. A atriz estava em tratamento contra um câncer no ovário. Eva havia estreado na TV em 1953, ano em que lançou a primeira versão da série "Alô, Doçura" (TV Tupi).
Nos anos 1970, apresentou um programa de TV naquela emissora, onde atuou ainda nas primeiras versões de "Mulheres de Areia" (1973), como as gêmeas Ruth e Raquel, "A Viagem" (1975), como a Dinah. Na Globo, chegou em 1980 e participou dos originais de "Ciranda de Pedra" e "Guerra dos Sexos".
Um dos papéis mais marcantes foi a de Altiva de "A Indomada" (1997). O último trabalho foi como a doutora Petra de "O Tempo Não Para", em 2018. Intérprete da Beatriz em "Araguaia", Eva fez ainda fotonovelas, filmes e peças de teatro.
.Gésio Amadeu - vítima da Covid-19 em 5 de agosto de 2020 aos 73 anos, o artista que deu vida ao Cirso fez uma série de trabalhos na TV Tupi, Globo, SBT, Manchete, Record TV e Cultura. Entre os personagens mais marcantes estão o do cozinheiro Chico na primeira versão de "Chiquititas" (1997/2001).
O artista também fez "Éramos Seis" (terceira versão), "Sinhá Moça" (primeira versão), "A Viagem" (ambas as versões, "Cabocla" (remake), "Flor do Caribe", "O Rei do Gado", "O Beijo do Vampiro" e "Vidas Cruzadas".
.Turíbio Ruiz - morto em julho de 2020 aos 90 anos após um AVC, o artista se despediu da TV em "Araguaia", onde foi o Ruriá. Assim como Eva, o ator estreou na TV em 1953. Turíbio fez trabalhos na TV Tupi, TV Paulista, Record TV e SBT.
.Adilson Maghá - o ator morreu no último dia de 2016 aos 68 anos por complicações de um câncer no pulmão. O Genésio da história fez poucos trabalhos na TV, em novelas como "Sete Pecados" e "Velho Chico".
Jonas Mello (o bispo Eugênio, morto em novembro de 2020 aos 83 anos de causas naturais) e Luiz Baccelli (o dr. Diogo, morto em fevereiro de 2013 por parada cardíaca) também nos deixaram.