Na novela "Além da Ilusão", por muito pouco uma segunda tragédia não atinge a família de Matias (Antonio Calloni). Tempo depois da morte de Elisa (Larissa Manoela), a irmã dela, Isadora (Sofia Budke) quase morre afogada em um lago. A essa altura, a garota já terá se mudado com os pais e Augusta (Olívia Araújo) para a fazenda do avô materno, Afonso (Lima Duarte), e será salva por Joaquim (Thiago Voltolini). As cenas vão ao ar na semana que vem.
Com o assassinato da filha, Matias incrimina Davi (Rafael Vitti), namorado de Elisa e com quem ela terá perdido a virgindade. Não satisfeito, o juiz passa ainda a culpar a filha mais nova pela morte da irmã. Afinal, é Isadora quem liberta Elisa de castigo dado pelo pai. Assim, a adolescente corre até a pensão onde o mágico mora e acaba morta durante briga.
Quem não vai gostar nenhum pouco é Violeta (Malu Galli), que se revolta com a acusação do marido. Maltratada pelo pai, a caçula da família fica doente e é cuidada pela mãe. Logo depois, eles se mudam para Campos dos Goytacazes, onde corre a segunda fase da trama de época de Alessandra Poggi.
A chegada de Isadora logo desperta interesse na ambiciosa Úrsula (Bárbara Paz), que mostra-se interessada em unir o único filho com a garota - eles surgirão noivos após um salto de 10 anos na história. E é Joaquim quem salva a irmã de Elisa da morte por afogamento quando ela salta em um lago para resgatar um cachorro.
E o herdeiro de Úrsula tem seu dia de herói em dose dupla. Pois além de socorrer a filha caçula de Matias e Violeta ainda encontra o tal cão. Algumas cenas depois o folhetim ambientado nos anos 1930 e 1940 pula no tempo - na segunda fase, Isadora reencontra Davi, que terá fugido da cadeia e assumido outra identidade, mas não reconhece o ex-cunhado. Por fim, a modista se apaixona pelo novo administrador da fábrica de tecidos.