Assim como ocorre em "Um Lugar ao Sol", a novela "Além da Ilusão" terá um personagem assumindo o lugar de outro. A nova trama das seis deve estrear em fevereiro marcando o primeiro papel de Larissa Manoela na Globo, como as irmãs Elisa e Isadora. A atriz dará vida a cada uma delas em fases distintas do folhetim de época e para diferenciar as garotas aparecerá com diferentes visuais na TV.
Na novela sucessora de "Nos Tempos do Imperador" quem será o usurpador é Davi (Rafael Vitti). Na primeira etapa da trama, o mágico é apaixonado por Elisa, porém vai preso acusado de matar a garota e ficará uma década atrás das grades. Até que consegue fugir da prisão e acaba sofrendo um acidente de trem. Quem conta é o colunista de TV Daniel Castro.
Davi aproveita a oportunidade para assumir o lugar de Rafael (Fabrício Belsoff), identificado como vítima fatal da colisão. O administrador foi contratado para assumir cargo na empresa de tecidos da família de Elisa e Isadora, vivida na primeira fase por Sofia Budke, alvo de elogios por parte de Larissa.
Quando chega ao novo trabalho, o ex-mágico e agora administrador se espanta com Isadora, de 18 anos, e agora idêntica a Elisa quando a irmã tinha aproximadamente essa idade. Davi então se apaixona pela adolescente.
Por conta dos seguidos adiamentos, "Além da Ilusão" teve várias substituições no elenco. Claudia Raia por exemplo deu lugar a Malu Galli na pele de Violeta, mãe de Elisa e Isadora e mulher de Matias (Antonio Calloni).
Ainda na história de Alessandra Poggi, Benê (Claudio Jaborandy) é um lavrador e seresteiro, marido de Fátima (Patricia Pinho) e pai de Olívia (Letícia Pedro/Debora Ozório). Será ele a peça-chave para o que de fato ocorreu na morte de Elisa, que chega a desafiar o pai para poder se relacionar com Davi.
A primeira fase passa em Poços de Caldas (MG) e a segunda, em Campos (RJ). Entre outros a trama ambientada entre as décadas de 1930 a 1940 traz Paloma Duarte (como Heloísa, irmã de Violeta), Lima Duarte (Afonso, pai de Violeta e Heloísa), Marcello Novaes (Eugênio) e Vera Holtz.
Já em março, mas na faixa das nove, a Globo deve lançar o remake de "Pantanal" (novela exibida originalmente em 1990 pela extinta TV Manchete). As gravações estão previstas para se encerrarem aproximadamente um mês após a estreia.