No fim da 1ª fase da novela "Além da Ilusão", Leônidas (Eriberto Leão) vai salvar Matias (Antonio Calloni) de um acidente quando o pai e assassino de Elisa (Larissa Manoela) sair em disparada em cima de um cavalo, conta o Purepeople. Desde que tirou a vida da filha, o juiz passou a ter visões do espírito da adolescente lhe cobrando justiça. Mesmo assim, Matias depõe contra Davi (Rafael Vitti) no tribunal após armar um laudo falso contra o mágico.
Um novo surto do juiz acontece quando ele surge na varanda da casa da família de sua mulher em Campos só de cuecas e pedido por ajuda. "Tirem o monstro pulguento de perto de mim!", pede se referindo a Danado, o cachorro que fez Isadora (Sofia Budke) pular em um rio e quase se afogar e que depois será achado pelo filho de Úrsula (Bárbara Paz) como plano de aproximar os dois por puro interesse.
Originalmente, as cenas fariam parte do capítulo desta quinta-feira (17), porém a Globo vem reeditando a trama das seis. "Calma, papai! Já prendi o Danado. Ele não vai te fazer mal!", diz a pequena sem sucesso. Matias mesmo em trajes íntimos pega um cavalo e sai galopando para desespero da mulher e da cunhada.
Na cena seguinte, uma conversa de Leônidas com seus futuros patrões é interrompida por Heloísa, que está em uma charrete, indo atrás de Matias, já sem controle de seu cavalo. "Puxa a rédea, Matias! Senão vai cair!", pede a cunhada, que chega a enfrentá-lo pela morte de Elisa. O juiz não lhe ouve e segue com medo do mascote da filha.
"Alguém me ajuda a parar esse cavalo!", fala a irmã de Violeta (Malu Galli). É aí que Leônidas solta seu cavalo para ajudar Matias e Heloísa. "O cavalo de Matias corre disparado por uma estrada de terra. Leônidas emparelha Barbada com ele e, muito hábil, consegue dominar o outro animal, que para de correr", pede o texto de Alessandra Poggi.
"Prontinho, calminho. Tá tudo certo. Vamos descer do estribo, doutor?", fala o rapaz conseguindo acalmar Matias. O pai de Isadora e Elisa por sua vez percebe que saiu de casa quase sem roupas, agradece a ajuda e chama Leônidas de amigo, o convidando para um café.