A novela "A Viagem" (1994) voltou ao ar pela quarta vez para uma segunda reexibição no canal pago Viva. De autoria de Ivani Ribeiro (morta em 1995), a trama espírita já havia sido transmitida pela extinta TV Tupi em 1975 e gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes, ator comparado aos filhos pela semelhança física). Após sua morte, o assassino passa a atormentar a vida daqueles que o considera seus inimigos. E você se recorda de detalhes do folhetim? E lembra qual foi o final dos principais personagens? O Purepeople te responde algumas perguntas!
Julgado e condenado pelo assassinato de um contador, o irmão de Diná (Christiane Torloni) cumpre a promessa feita antes de encarar o tribunal. O vilão tira a própria vida depois que arruma confusão na cadeia e leva uma surra dos demais detentos. Já na enfermaria, Alexandre toma uma série de remédios e acaba morrendo.
Depois da morte, o "homem de preto" passa a perseguir em busca de vingança o cunhado, Téo (Maurício Mattar), dona Guiomar (Laura Cardoso), para atingir o irmão, Raul (Miguel Falabella), e Tato (Felipe Martins), para se vingar de Otávio (Antonio Fagundes), que lhe acusou no tribunal.
Enquanto isso, Alberto (Claudio Cavalcanti) promove reuniões mediúnicas para tentar convencer o espírito vingativo a desistir da vingança.
Otávio perde a vida após acidente em uma estrada. O espírito de Alexandre é quem provoca a colisão. Já Diná morre ao cumprir sua última missão na terra: achar a sobrinha, Bia (Fernanda Rodrigues). A ex-modelo irmã também de Estela (Lucinha Lins) tem uma parada cardíaca.
Com suas roupas de Arlequim e performances circenses, a figura misteriosa entreteve os moradores da vila, para onde se mudou. Logo causou a desconfiança que era Ismael (Jonas Bloch), ex-marido de Estela. Na realidade, o Mascarado era Adonai (Breno Moroni), ex-namorado de Carmem (Suzy Rêgo).
Após muito sofrimento no Vale dos Suicidas, Alexandre se regenera e vai para o céu. De lá, pede para reencarnar de volta na sua família. Otávio e Diná se transformam em seres de luz depois que a protagonista reencontra a mãe, Marocas (Yara Cortez), no além. Lisa (Andréa Beltrão) e Téo se tornam pais de um menino.
Raul se revela estéril e assume o filho da mulher, Andrezza (Thais de Campos) com Antônio (Jorge Pontual), que ganha ainda trigêmeos. Carmem também engravida e se casa com Igor (Jayme Periard, ator que volta ao ar em "Gênesis"). Outros casamentos são de Lisa e Téo, Tibério (Ary Fontoura) e Cininha (Nair Bello) e Alberto e Estela.
(por Guilherme Guidorizzi)