Aos poucos, cada vez hebreus vão descobrindo a origem de Aruna (Thais Melchior), na novela "A Terra Prometida". Depois de contar que ela é a verdadeira mãe da mocinha, Yana (Luciana Braga) revela para Darda (Ana Barrozo) que Quemuel (Raymundo de Souza) é o pai da noiva de Josué (Sidney Sampaio). As cenas estão previstas para irem ao ar em breve na trama bíblica da Record, que desde outubro de 2023 está sendo reprisada.
A mulher misteriosa está no Gilgal desde que rolou uma ribanceira ao ser perseguida por Tobias (Raphael Viana), quando flechou o Monstro Hebreu para salvar Zaqueu (Ricky Tavares) de ter o rosto marcado por ele. Depois de recuperada, Yana seguiu na tenda da curandeira cuidando dos feridos.
A nova verdade vem à tona quando ela se esconde ao ver Quemuel e Léia (Beth Goulart) se aproximando da tenda hospital. A mãe de Chaia (Juliana Boller) observa tudo e depois questiona Yana. Na conversa, a arqueira se abre com a curandeira e admite para ela que Quemuel é o pai de Aruna, que por enquanto não sabe quem são seus pais.
Por falar na irmã de Samara (Paloma Bernardi), a mocinha vai ser alvo da vingança da vilã e de Tobias. Enquanto lava roupas no rio, Aruna acaba flechada pelo irmão por parte de pai, cai em rio e, em seguida, desaparece, sendo socorrida por soldados de Jerusalém, novo reino a ser conquistado pelos hebreus, conforme adiantou o Purepeople. Dias depois, é feita refém por Adonizedeque (Mário Frias), mas tem a vida salva por Josué e pelo Soldado Mascarado, que volta a aparecer no folhetim de Renato Modesto para surpresa de todos.
Nos capítulos seguintes, o hebreu vai passar por maus momentos. Primeiro, seu pai, Quenaz (Zeca Carvalho), perde a vida nos seus braços em confronto com os soldados de Ai nas colinas de Canaã. Depois, o primo de Acsa (Marisol Ribeiro) acaba sequestrado por um grupo de mercadores e vira escravo por um longo tempo.
Ao ter a ajuda de guerreiros como Salmon (Rafael Sardão), Otniel (Leonardo Miggiorin) consegue evitar a própria morte e, em seguida, liberta outros presos após matar o líder dos mercadores.