Foragido há muitos anos, Zé Maria (Tony Ramos) será capturado nos próximos capítulos da novela "A Regra do Jogo" , mas novamente conseguirá escapar dos policiais. Sempre defendido por Juliano (Cauã Reymond) e Djanira (Cassia Kis), que acreditam em sua inocência, o fugitivo na verdade é um bandido que pertence à mesma facção criminosa que Romero (Alexandre Nero). As cenas em que ele cai nas mãos da polícia e chega a receber voz de prisão estão previstas para irem ao ar a partir de 2 de outubro.
De acordo com a colunista do jornal carioca "O Globo", tudo acontece quando Romero flagra Zé Maria saindo encapuzado da casa de Djanira, no morro da Macaca, acompanhado de Adisabeba (Susana Vieira). Esperto, o ex-vereador observa a movimentação e vê o pai de Juliano ser levado para um barraco no alto do morro.
Na sequência, Romero contata Dante (Marco Pigossi), que está há anos no encalço do foragido, e dá o endereço do local onde Zé Maria se encontra. O policial arma uma operação para prendê-lo, levando outros cinco agentes, que recebem suas orientações: "Subir devagar, sem chamar atenção. Em duplas, ok? Guerra, Julião, vocês tomam a frente. Chegando lá, dão uma geral. A gente vai subindo na retaguarda". Contudo, Guerra se apressa e encontra sozinho o barraco; ele arromba a porta e entra, enquanto Julião fica para trás, atento à movimentação.
Zé Maria recebe voz de prisão, mas consegue escapar
O policial aponta a arma para Zé, e anuncia:"Parado, não se mexe! (...) José Maria dos Santos? O senhor está preso. Mão na cabeça". Após confirmar que o bandido está sozinho, Guerra fala avisa pelo rádio: "Invadi o barraco, Dante. Peguei ele. O Zé Maria está rendido". O chefe da operação, entretanto, o recrimina: "Você é louco, Guerra?! Pô! Eu não disse que era pra esperar, pra agir em conjunto? Que foi que te deu?".
O policial se justifica: "A gente se adiantou. Achei que vocês estavam demorando, pensei que se demorasse muito ele podia escapar". Dante então vai ao encontro do colega, mas quando chega o encontra no chão, um tanro grogue: "Não sei como. Foi muito rápido. Ele conseguiu me golpear. Ele me pegou desprevinido, arrancou minha arma quando... Me derrubou... Ele deve ter saído pela janela. Não sei como ele não me matou. Achei que ele ia atirar". Furioso com a frustração, o filho adotivo de Romero manda fecharem todas as saídas do morro.
Nos próximos capítulos, Zé Maria será revelado para o público, que ainda não sabe se ele é ou não culpado. Tóia (Vanessa Giácomo) o segue e descobre a casa luxuosa do bandido, que na verdade é o responsável pelo massacre de Seropédica, no qual o pai dela morreu.
(Por Samyta Nunes)