Joyce (Maria Fernanda Cândido) vai partir para cima da filha, Ivana (Carol Duarte) na novela "A Força do Querer", ao ver a jogadora de vôlei sendo confundida com um rapaz por Garcia (Othon Bastos). "Troca essa roupa! Agora! Já!", ordena a dona de casa. A essa altura da trama das nove, a irmã de Ruy (Fiuk) terá decidido mudar de sexo ao sentir que não é mulher. Joyce manda ainda a filha colocar um vestido, mas a garota se recusa.
A confusão do novo marido de Elvira (Betty Faria), roubada por Solange/Irene (Débora Falabella) acontece quando ele vê Ivana com os cabelos presos, de boné e com roupas masculinas. Ao ir para a cozinha, a prima de Simone (Juliana Paiva) é seguida pela mãe, que lhe, à força, solta seu cabelo, arranca seu boné e a obriga a ficar escondida até Garcia deixar a casa.
"Ai! Para!", pede a sobrinha de Silvana (Lília Cabral). "Você pirou, mãe?", protesta a jogadora. As cenas vão ao ar no último dia do ano (31) no capítulo 88 do folhetim exibido originalmente em 2017. Na época, a sequência integrou o capítulo 111 - a Globo fez uma edição no começo desta reapresentação por motivos atribuídos à baixa audiência.
Mesmo já tendo levado susto ao ouvir que a filha não é mulher, Joyce reclama com a garota. "Você pirou! Você! Acabou de ser confundida com um menino! É isso o que você quer? Que olhem pra você e vejam um menino?", pergunta. Em seguida, a mulher de Eugênio (Dan Stulbach) obriga a empregada a pegar um vestido para Ivana colocar.
"Não vou botar vestido nenhum!", confronta a irmã de Ruy, já amarrando, novamente, as madeixas. "Vai! Eu não vou passar vergonha na frente da visita! Solta esse cabelo!", esbraveja Joyce. "Tá. Eu fico presa aqui até sua visita ir embora, tá bom? Vou respeitar sua neura e você me respeita também! Tá bom assim?", finaliza a jogadora.
Desde o início do folhetim, Ivana sempre se mostrou desconfortável com seu sexo e chegou a rasgar uma camisola antes de sexo com Claudio (Gabriel Stauffer). E na sequência do folhetim das nove, a filha de Joyce decide tomar hormônios masculinos. "Eu sou gay", diz, chocada, ao descobrir sua sexualidade.
Após a novela de Gloria Perez, "Amor de Mãe" vai voltar ao ar e concluir os 23 capítulos finais, mas ainda não há uma data para a reestreia. Depois, pode vir uma nova reprise em virtude da pandemia da Covid-19.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)