Novos detalhes do passado de Irene (Débora Falabella) virão à tona na novela "A Força do Querer". A assassina do ex e cujo verdadeiro nome é Solange era balconista enquanto vivia nos EUA e naquele país usou veneno para matar o marido de Elvira (Betty Faria). Depois, roubou todo o seu dinheiro e assumiu a nova personalidade. Quem revela tudo isso são a própria Elvira e Garcia (Othon Bastos), tio de Eugênio (Dan Stulbach), amante da vilã na trama que foi ao ar originalmente em 2017.
Ao saber que Garcia está de volta para o Rio de Janeiro, Irene sofre um desmaio. A arquiteta, que levará uma surra de Joyce (Maria Fernanda Cândido), mulher do advogado, descobre ainda que Garcia se casou e está morando com ela na casa da filha, Heleninha (Totia Meireles). As cenas vão ao ar nas próximas semanas no folhetim das nove que voltou para a grade por conta da pandemia do novo coronavírus.
O primeiro marido de Elvira era rico e fragilizado como o pai de Ruy (Fiuk), vão mostrar cenas de flashbacks. E ela conta que Solange/Irene matou o milionário quando ela estava em Paris assistindo desfiles de moda e a essa altura já era parte da família.
Em conversa com Silvana (Lília Cabral), a mulher de Garcia fala do golpe dado pela vilã, alvo duas vezes de tentativa de atropelamento por parte do irmão de Ruy. "Conhece uma arquiteta chamada Solange Lima? É brasileira, a última notícia que tive dela é que estaria aqui no Rio de Janeiro. Levou todos os dólares que ele tinha tirado do banco pra fazer uma transação. Milhares de dólares! Fiquei lisa. Sabe essas mulheres que farejam de longe um homem fragilizado e atacam por aí?", aponta.
A mãe de Simone (Juliana Paiva) responde que até conhece a vigarista caso ela não se chamasse Solange. "Falei para o Garcia: 'Eu vou achar aquela vigarista!' Você está no meio, você pode me ajudar nisso", pede. Ao mesmo tempo, Eurico (Humberto Martins) também fica sabendo da história que envolve a vilã, responsável por desmascarar Silvana para ele. "Nós tínhamos combinado de jogar uma partida e encontro ele morto! Essa Solange estava lá, nervosa, contando que ele tinha caído de repente. A coisa passou como ataque cardíaco. Gomez tinha mesmo uns problemas de coração", diz Garcia.
Um novo flashback mostrará Irene, Garcia e Elvira dez anos antes. "Ele estava bem quando eu falei com ele", diz o tio de Eugênio em conversa com a viúva. Na conversa, a vilã, que já envenenou Joyce, age como se não fosse culpada.
"Foi de repente, eu tinha ido lá, como você pediu pra dar o remédio na mão dele, tomou, conversou um pouco ainda e eu já estava saindo quando ele botou a mão no coração e caiu. Liguei pra emergência e ele só dizia que queria ser cremado", mente. A viúva estranha o pedido e Irene insiste: "Dizia, por favor, que não fizessem enterro, cremassem ele".
De volta aos dias atuais, Garcia, ainda em conversa com Eurico, lembra não se deve cremar alguém vítima de ataque cardíaco e isso o fez desconfiar da morte. "Fui atrás do copo que ele tomou o remédio e ainda estava na pia. Recolhi e não deu outra. Tinha congelante dentro", conta. E acrescenta que Solange/Irene sumiu com o dinheiro e fugiu com uma amiga, com quem dividia apartamento.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)