Terminou neste domingo a semana de moda masculina de Paris, que apresentou as coleções de primavera/verão 2019. Com estreias de peso, como a de Virgil Abloh para a Louis Vuitton e a de Kim Jones para a Dior, a temporada traz tendências cada vez mais firmes no universo fashion masculino: a alfaiataria, o genderless e o street wear.
Ambos os designers citados acima, por exemplo, têm uma pegada street e já andaram usando fortemente o estilo em suas criações de moda masculina. A tendência é fashion e também comercial. Os jovens têm conquistado um espaço cada vez maior no mercado consumidor de luxo e estão amando o visual despojado e esportivo da moda de rua. A Vuitton, por exemplo, conhecida pelo tradicionalismo e acabamento impecável, investiu, sob o comando de Abloh, em tênis, parkas, tons vibrantes e acessórios emblemáticos que já prometem marcar a nova fase. Já a Dior, marca que fez a base usada por Meghan Markle no casamento real, é famosa pelos smokings e ternos do tapete vermelho, e teve pequenas pinceladas de street wear sobre sua alfaiataria, que ganhou novos ares bem mais leves.
A alfaiataria, por sua vez, é um clássico da moda masculina. Explorada pelas maisons mais tradicionais, a técnica ganha nova roupagem com o uso, nesta temporada, de modelagem que remete aos anos 90, cores mais intensas ou pasteis -- mas, sobretudo mais cores -- e o mix com tênis e elementos do streetwear. A ideia é que os cortes tradicionais ganhem um ar mais jovial, como propõe, por exemplo, a coleção de Sarah Burton para a Alexander McQueen, marca que assina o look usado por Kate Middleton em viagem à Polônia.
Superjovem, vanguardista e fresh também é a ideia de se utilizar referências do guarda-roupa feminino na moda para eles. A moda sem gênero. Com essa proposta foram vistos florais e diversos desfiles, bolsas de todos os modelos (de mão, com alça longa e até clutches para eles) e acessórios mais "delicados", como as chokers em prata, por exemplo. A moda dos homens, agora, é ter a mente aberta e se despir de preconceitos em busca de um visual estiloso e livre de rótulos.
(Por Deborah Couto)