O clima esquentou entre Nicki Minaj e Miley Cyrus no palco do MTV Video Music Awards 2015, que aconteceu na noite deste domingo (30), em Los Angeles, EUA. A premiação já tem uma certa fama de surpresas e barracos e desta vez não foi diferente. Ao subir ao palco para receber o prêmio de "Melhor Vídeo de Hip Hop" por "Anaconda", Minaj agradeceu seu pastor e, em seguida, xingou Miley Cyrus, que apresentou o VMA praticamente nua.
"E agora, voltem com esta vadia que tinha muito a dizer sobre mim esses dias para a imprensa. E aí, Miley?", esbravejou Nicki, ao vivo, referindo-se à entrevista dada por Miley ao jornal "The New York Times" na última semana, onde ela comentava a indignação da cantora em não ter sido indicada na categoria "Melhor Clipe do Ano", alegando racismo.
Mas Miley não ficou quieta e retrucou, causando ainda mais mal estar no palco. "Todos estamos nesta indústria, todos damos entrevista e todos sabemos como manipular. Nicki, parabéns. Você tornou a questão sobre você e, sem querer ser escrota, mas pareceu tipo: 'ai, eu não ganhei meu VMA'". Eu também não ganhei, não fui indicada e segui em frente", disse ela, dando a entender que o folhetim teria distorcido suas palavras.
Entenda como começou a discussão que chegou ao palco do VMA 2015
A polêmica teve início quando Nicki Minaj se manifestou no Twitter sobre a lista de indicações ao VMA 2015, que tem Taylor Swift no topo, concorrendo em nove categorias. Mesmo dando o que falar com o vídeo de "Anaconda", a cantora de Trinidad e Tobago não apareceu no tópico mais importante: Vídeo do Ano. "Se eu fosse um tipo 'diferente' de artista, 'Anaconda' teria sido indicado por Melhor Coreografia e Vídeo do Ano". E continuou: "Se seu vídeo celebra mulheres magras, você será indicada a Vídeo do Ano".
Taylor encarou a mensagem como uma indireta e as duas então começaram uma discussão na rede social: "Não fiz nada além de te amar e te apoiar. Não é a sua cara colocar mulheres contra outras", escreveu a loira. A rapper negou ter se dirigido a Taylor: "Você não deve estar lendo meus tuítes. Não falei nada sobre você. Te amo também, mas você deveria falar algo sobre isso".
Alguns minutos depois, Taylor convidou Nicki a subir ao palco da premiação, que acontece no dia 30 de agosto. "Se eu ganhar, suba comigo! Você está convidada para todos os palcos em que eu estiver". Por fim, Minaj agradeceu seus seguidores por entenderem a questão dos negros na indústria da música e compartilhou a postagem de um internauta: "Taylor Swift, pare de usar 'apoio todas as garotas' como uma desculpa para não criticar a mídia racista que te beneficia e te glorifica". Alguns dias depois, Taylor pediu desculpas à Nicki: "Eu achei que ela estava falando de mim. Eu me enganei, eu entendi errado, e falei errado. Me desculpe, Nicki". "Isso significa muito, Taylor. Obrigada!", respondeu a rapper.
Miley Cyrus entrou na discussão quando, poucas semanas depois, foi perguntada pelo "The New York Times" o que pensava sobre a briga entre Nicki Minaj e Taylor Swift. "O que eu li soava muito Nicki Minaj, se você a conhece, sabe que ela não é muito gentil. Ela não é muito educada", disse ela.
(Por Mariana Mastrangelo)