Pela primeira vez, Neymar é finalista do prêmio Bola de Ouro, entregue ao Melhor Jogador do Mundo. Completam a lista de três indicados Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. A relação foi divulgada pela Fifa nesta segunda-feira (30). Nos últimos dois anos, o atacante português conquistou o cobiçado troféu. Desde 2008, o título reveza entre os dois jogadores. O argentino foi o vencedor de 2009 a 2012, enquanto Cristiano venceu em 2008, 2013 e 2014.
"São várias sensações de sentimentos, vários 'flashbacks' de tudo que aconteceu na minha vida até hoje! Já sorri, já chorei, já gritei, já falei com a família, já abracei os meus, já dei até uma cambalhota (risos) pra tentar pôr pra fora tudo o que estou sentindo, foi tudo na euforia do momento. Mas pensando bem e raciocinando, só tenho que agradecer a Deus por tudo que vem fazendo na minha vida", escreveu o craque em sua conta do Instagram.
"Obrigado, Senhor, por estar realizando os sonhos de um menino que só queria apenas jogar futebol e que não tinha metas, ou melhor, a meta era brincar, ser feliz!!! Tem coisas que parecem distantes, mas não são se você quiser muito. Eu acredito na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho", finalizou no post publicado nesta segunda-feira, após saber que está na lista ao melhor do mundo.
Neymar já havia demonstrado sua expectativa ao prêmio: 'Eu nereço'
Desde 2007, o Brasil não tinha finalista na premiação. Naquele ano, Kaká foi o vencedor. O primeiro jogador brasileiro a conquistar o troféu foi Romário, em 1994. Dois anos depois, Ronaldo venceu pela primeira vez e repetiu a dose em 1997. Já em 1999, Rivaldo foi o campeão. O Fenômeno voltou ao topo em 2002. Já em 2004 e 2005, foi a vez de Ronaldinho Gaúcho.
Em entrevista ao "Esporte Espetacular", exibida neste domingo, o ex-namorado de Bruna Marquezine comentou sua expectativa para a divulgação da lista. "Acho que mereço, sim, pelo que venho fazendo. Nunca joguei para ser o melhor do mundo. Sempre joguei para ser melhor do que eu mesmo, me superando, superando minhas metas, jogando melhor, treinando melhor... Ser o melhor do mundo é consequência do seu trabalho. Se falam muitas coisas, é porque o trabalho vem dando certo", disse o atacante apontado como affair da bailarina Lorena Improta - a dançarina, entretanto, negou o romance.
Jogador conquistou três campeonatos em um mês
A temporada foi de conquistas para o atacante do Barcelona. Em menos de um mês, Neymar conquistou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e Liga dos Campeões da UEFA. Nessa partida, o time catalão derrotou o Juventus, por 3 a 1, com o brasileiro marcando um dos gols da equipe espanhola.
Além disso, o atleta a ser homenageado pela Grande Rio no Carnaval 2016 se tornou o quinto maior artilheiro da Seleção Brasileira, com 46 gols. Atrás apenas de Pelé (com 95), Ronaldo (com 67), Zico (com 66) e Romário (com 55).
(Por Guilherme Guidorizzi)