Neymar está mesmo fora da Copa América, torneio que está sendo disputado no Chile. A CBF desistiu de recorrer contra a punição de quatro jogos de suspensão imposta ao jogador, informou em comunicado através de seu site oficial. Neste domingo (21), o Brasil avançou para as oitavas de final ao vencer a Venezuela (2 x 1).
Na última quarta-feira, o jogador do Barcelona foi expulso após o jogo contra a Colômbia após dar uma cabeçada no zagueiro Murillo e chutar uma bola contra Armero. Além das quatro partidas de gancho, Neymar foi multado em R$ 30 mil. O atacante chegou a se defender na época. "Têm que usar as regras contra mim. O cara limpou a espuma e não tomou amarelo, eu tomo. A bola pegou na minha mão sem intenção e tomei amarelo. São coisas que acontecem. Colocar juiz fraco para apitar dá nisso", alegou o eleito Melhor Jogador Brasileiro da Europa.
Atletla deixa hotel em São Paulo e declara: 'Para mim acabou'
O craque deixou a concentração da Seleção Brasileira, em Santiago, pouco depois das 9h (de Brasília), após a CBF anunciar que não insistira mais na pena imposta pela Conmebol. Ao sair do hotel Sheraton, em Santiago, Neymar falou rapidamente com a imprensa e explicou o motivo da sua decisão de ir embora. "É complicado um cara treinar sem ser para alguma coisa. Todos aqui estão treinando para jogar, em busca do título, como eu vinha treinando. A Copa América para mim acabou e não tem porque estar aqui", lamentou.
Durante a conversa, Neymar afirmou que está desanimado, momentos antes de seguir para São Paulo em um avião particular: "É motivo de tristeza, ia me matar por dentro. Você não tem alegria, não encontra alegria em nada. Agora é descansar a mente e curtir a família em casa" - disse o jogador, que vai seguir para São Paulo em avião particular.
Após conquistar pela primeira vez a Liga dos Campeões pelo Barcelona, ele afirmou ainda que as atitudes após o apito final da derrota por 1 a 0 para a Colômbia servirão de aprendizado para a sua carreira. "Meus companheiros e a comissão técnica sabem o que eu sinto, o que eu penso. Eu me deixei levar, me pus nessa situação chata. Teve um momento com esperança (da punição ser reduzida). Mas agora já foi, já passou. Agora é o momento de refletir e que sirva de aprendizado não só para mim, mas para todo mundo. É mais uma coisa que acontece na minha vida e eu aprendo muito", disse o atacante, que renovou seu contrato até 2020 com o time catalão.
CBF acatou a decisão da Comenbol
A CBF decidiu aceitar a decisão da Comenbol após uma reunião realizada com o jogador e a comissão técnica na noite deste domingo (21) e enviou um comunicado oficial para a imprensa explicando o motivo. "Ficou decidido que a CBF acatará a decisão da Conmebol, que suspendeu o jogador por quatro partidas, o que o deixa fora da Copa América", diz um trecho da nota oficial.
"A comissão técnica e o jogador esperam que o mesmo rigor com que a Commebol puniu Neymar seja adotado em todas as competições organizadas pela entidade. Por fim, a comissão técnica da Seleção Brasileira lamenta a perda de mais um jogador importante para a disputa desta competição. Neymar deixa a delegação que está concentrada no Hotel Sheraton, em Santiago, nesta segunda-feira", encerra o comunicado.