Neymar está fora da Copa América. A conmebol anunciou nesta sexta-feira (19) a suspensão de quatro jogos ao atacante e uma multa de US$ 10mil dólares (cerca de R$ 30 mil reais). A punição é referente aosincidentes do confronto do Brasil contra a Colômbia na última quarta-feira, (17).
A decisão, no entanto, cabe recurso, a partir deste sábado. O departamento jurídico da CBF dependerá da decisão do equatoriano Guillermo Saltos, presidente da Comitê de Apelação da Conmebol, para tentar reduzir a pena do atleta, campeão da Copa Rei pelo Barcelona. Caso a seleção brasileira seja eliminada da Copa América antes que Neymar - que recentemente renovou contrato com o clube Barcelona até 2020 - termine de cumprir sua pena, ela será transferida para a próxima edição do torneio.
Entenda a confusão que culminou na saída do artilheiro
Neymar, que se apresentou à Seleção no dia 9 de junho, chutou a bola em cima de Armero e iniciou uma discussão com o zagueiro Murillo após o apito final de Brasil contra Colômbia. O atacante, dono de mais de 14 tatuagens espalhadas pelo corpo, tentou acertar uma cabeçada no adversário, provocando empurra-empurra entre os jogadores.
"Têm que usar as regras contra mim. O cara limpou a espuma e não tomou amarelo, eu tomo. A bola pegou na minha mão sem intenção e tomei amarelo. São coisas que acontecem. Colocar juiz fraco para apitar dá nisso", reclamou o atleta culpando o árbitro chileno.
Mas o que teria agravado sua situação foi ter esperado pelo árbitro no túnel que dá acesso ao vestiário. Houve insultos e, de acordo com um relatório do delegado da partida, não considerado no julgamento, Neymar chegou a puxar a manga da camisa de Osses enquanto o xingava.
Jogador se torna o quinto maior artilheiro da Seleção
Apesar do momento turbulento, Neymar é o quinto maior atacante da Seleção. O jogador está há quatro de Zico - Pelé lidera o ranking com 77 gols. Ele, no entanto, garante não querer quebrar recordes de ninguém, evitando comparações com Ronaldo: "Quero ser melhor que eu"