Prestes a estrear como protagonista em "Alexandre e Outros Heróis", especial da TV Globo baseado na obra de Graciliano Ramos, Ney Latorraca falou sobre a volta ao trabalho depois de um problema de saúde, no qual o deixou hospitalizado, no final do ano passado. Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", o ator explicou como o papel na série o ajudou na recuperação.
"A sensação que tenho é a de renascer com esse trabalho. E o Luiz Fernando põe isso no especial", afirma Ney Latorraca, um ano após sair do hospital por causa de uma inflamação no peritônio, que o fez passar por uma cirurgia e ficar quase 50 dias internado.
O ator de 69 anos trabalha pela primeira vez com o diretor Luiz Fernando Carvalho no especial de fim de ano da emissora. Latorraca afirmou que o diretor conduziu as gravações com sem pressão, mas trouxe desafios com cenas organizadas com indicações musicais que determinaram o tom das interpretações. "Ele me tirou totalmente da zona de conforto", completou. Para se preparar para o papel, o protagonista precisou de três meses de trabalho no período em que recuperava o vigor.
Além de fazer exercícios de interpretação, o artista passou dez dias em uma fazenda em Pão de Açúcar, a quatro horas de Maceió, em Alagoas, para onde levou um estojo com os remédios. Para ir à locação, atravessava o rio São Francisco de balsa. Apesar do esforço no período pós- operatório, ele conta que o trabalho o ajudou na recuperação. "Queria voltar logo. Tive medo de cair. Nessa hora, você vira um bebê", declarou.
Durante o período que ficou internado, o ator disse que pensou muito nos pais. Quatro dias após a cirurgia, quando se sentiau completamente debilitado, temeu o pior. "A fala não vem, mas a cabeça fica com tudo. Você quer escrever e não pode, não dá nem para fazer mímica", diz. Por isso, se emocionou em algumas cenas da série. "Ele criou uma cena em que falo 'Não me leva agora. Não! Espera!'. E eu gritando, 'mãe, mãããããe!'. Nossa, é muito forte isso, mexeu comigo.", revelou.