Netinho respira sem ajuda de aparelhos desde a tarde desta segunda-feira (27) após ser submetido a uma cirurgia no cerebelo no último sábado (25), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em conversa com o Purepeople, o empresário do cantor, Geraldo Magalhães, informou sobre o estado de saúde do cantor.
"Ele já está respirando sem a ajuda dos aparelhos de ventilação e irá voltar para a recuperação 'normal'. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensiva, mas está consciente", explica Geraldo, acrescentando que o músico demonstrou desânimo após mais uma recaída. "Ele está passando por tudo novamente. Está consciente do que está passando com ele. Aqui em Salvador ele já começou a melhorar, mas depois piorou. O transferimos para São Paulo, ele melhorou novamente, entretanto apareceu um novo problema. Nós ficamos tristes com isso e ele também com essa regressão. Ele está bastante triste por conta disso", conta Geraldo.
O empresário adiantou que Netinho ainda não está falando. "Como ele precisou ser entubado novamente para a cirurgia no cérebro, ele volta para aquele estado de não poder engolir e por isso não vai sugar água por um tempo. A alimentação continua acontecendo por sonda", acrescenta. Por conta dos tubos de plástico, normalmente a traqueia e esôfago ficam sensíveis e até machucados, por isso é recomendado que o paciente não engula ou fale com frequência.
Entenda o caso:
Desde o último dia 24 de abril, Netinho está em tratamento após sentir algumas dores abdominais. Levado inicialmente a um hospital de Salvador, o músico foi diagnosticado com adenomas hepáticos benignos. Mas, durante a biópsia que permitiu o diagnóstico, uma artéria foi rompida e foi realizada uma cirurgia de emergência conter o sangramento.
Logo depois, os médicos descobriram que a hemorragia provocou um hematoma no fígado do cantor, que inflamou por conta de algumas bactérias do intestino. Ele foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica para a realização de uma drenagem no local para retirar o hematoma e um abscesso (um acúmulo de pus em um determinado tecido coberto por uma membrana inflamatória). Os procedimentos obrigaram a equipe médica baiana a manter Netinho sedado, até o último dia 5, antes de ser transferido para São Paulo. Desde o último dia 10 ele se encontra da capital paulista para continuar o tratamento.
(Por Patrick Monteiro)