Netinho apresenta uma melhora progressiva a cada dia. Internado desde a última sexta-feira (10) no Hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, o cantor baiano já está acordado e respira sem a ajuda de aparelhos. Nesta segunda-feira (11), o cantor já demonstrou que o apetite está voltando ao normal, segundo informações de Cris Freire, irmã e assessora de imprensa do cantor, em conversa com o Purepeople.
"Ele está em um quadro de evolução bem melhor. Hoje ele até chupou picolé. Pediu para o médico e ele deixou. Ele já chupou quatro picolés de limão! Isso porque ele não pode engolir. Como ele ficou entubado, a faringe e a traqueia estão sensíveis e ele não pode engolir, mas pode sugar", contou Cris Freire.
Neste domingo (12), Netinho pediu água, mas por conta da sensibilidade do sistema respiratório, o pedido não foi atendido. "Nós estamos dando água para ele na gaze. Nós molhamos e colocamos no lábio dele e ele suga", contou. A assessora do cantor também disse que ele está lúcido e conversa com as pessoas. "Ele está acordado. Costuma passar o dia acordado e dormindo, mas está consciente. Ele sabe que está em São Paulo, sabe quem visita ele, o nome das pessoas".
Por conta da doença, que apontaram a causa como o uso excessivo de anabolizantes, Netinho tem recebido apenas visitas de pessoas próximas, até por conta das regras de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital. "Não vem muita gente visitar porque não pode. Principalmente na UTI que é um local muito esterilizado. Eles têm muito cuidado para que os visitantes não entrem com bactérias externas lá", esclareceu.
Hoje não houve boletim médico divulgado pelo hospital, mas neste domingo (12) o documento dizia que o cantor ainda permanecia em estado grave, mesmo apresentando melhoras. "Os médicos dizem que ele tem um prognóstico de melhora constante", concluiu Cris.
Entenda o caso:
Desde o último dia 24, Netinho está internado após sentir dores abdominais. Levado inicialmente a um hospital de Salvador, ele foi diagnosticado com adenomas hepáticos benignos. Mas, durante a biópsia que permitiu o diagnóstico, uma artéria foi rompida e uma cirurgia de emergência precisou ser realizada para conter o sangramento.
Posterioremente, os médicos descobriram que a hemorragia provocou um hematoma no fígado do cantor e inflamou por conta de bactérias do intestino. O cantor se submeteu a uma nova intervenção cirúrgica para a realização de uma drenagem no local para retirar o hematoma e um abscesso (um acúmulo de pus em um determinado tecido coberto por uma membrana inflamatória). O cantor estava sedado desde o último dia 5, Netinho e foi transferido para São Paulo para continuar o tratamento.
(Por Patrick Monteiro)