Ana Maria Braga não segurou as lágrimas ao se despedir de Tom Veiga , ator responsável pela voz e manipulação do Louro José, na abertura do "Mais Você" desta segunda-feira (2). Tom foi encontrado morto em sua casa no domingo, aos 47 anos, e ele foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) - o corpo seguia no IML (Instituto Médico Legal). Por mais de 25 anos os dois fizeram uma parceria na TV, iniciada nos anos 1990 na Record TV, no "Note & Anote". Muito emocionada e sem controlar o choro, a apresentadora exibiu fotos dos bastidores ao lado do ator e do restante da equipe do matinal da Globo. "Nós da Família Louro estamos de luto. (O Louro) um filho amado esteve ao meu lado nos últimos 25 anos e que deu vida a uma ideia", iniciou Ana Maria após a exibição de um clipe com vários momentos do mascote da atração.
"Hoje não estou perdendo só o Tom. Estou perdendo um grande amigo, um menino que a gente não discutiu, nunca brigou. E com ele foi junto o meu filho, que eu sempre considerei assim. Levantei hoje de manhã e fiquei pensando como conseguiria chegar aqui e dizer 'bom dia' para vocês", continuou chorando a apresentadora, operada na semana passada em uma das mãos. "Dói muito. De verdade. Como uma mãe perde um filho, um companheiro, que a gente viu nascer. Por mais que a minha produção toda e a direção da casa estivessem preocupadas comigo não poderia deixar de estar aqui. Moída por dentro", continuou enxugando lágrimas.
Na véspera, ao lamentar pela primeira vez a morte de Tom, Ana Maria afirmou que estava "sem chão". Na TV, a apresentadora deixou flores em cima da bancada na qual o Louro costumava ficar, contou que o ator estava planejando seu retorno para São Paulo, lembrou o último programa que fizeram, e recordou como recebeu a notícia da morte do companheiro de programa, após a produção notar que ele não havia embarcado para a capital paulista. "Em um telefonema tinha perdido grande parte da alegria que esse menino me deu nesses anos todos de trabalho", frisou.
E Ana Maria exaltou Tom, que havia terminado seu segundo casamento há cerca de um mês: "Um amigo, companheiro de trabalho fantástico, divertido, tão diferente e tão igual ao Tom, sorriso largo". A apresentadora lembrou ainda a criação do Louro José e de como o ator assumiu o personagem. E mostrou famosos se despedindo do artista. "Era dono de um talento imenso", classificou Fernanda Gentil. "Era uma pessoa maravilhosa. Vamos sentir falta dele", definiu Antonio Fagundes. "Era uma alegria, generosidade", continuou Cissa Guimarães.
(por Guilherme Guidorizzi)