Sérgio Mamberti morreu após sofrer falência múltipla de órgãos, depois de ficar internado com pneumonia no início da semana. O ator de 82 anos gerou comoção na web pelos fãs, que lembraram seus papéis mais icônicos e lamentaram sua morte, após a confirmação de um dos filhos do artista. Sérgio já havia sido internado com a mesma doença em julho, mas, após período de 15 dias na UTI teve alta.
"Pai! Missão cumprida! Descanse em paz! Obrigado por tantos momentos de amor, conhecimento e felicidade! Te amo muito!", escreveu o filho do ator, Fabrício Mamberti, em post do Instagram. Os famosos logo comentaram a publicação, prestando apoio e trazendo à vida memórias de Sérgio.
"Meu Diretor ! Ainda ontem estávamos conectados em oração... Poxa...!! Vou me manter em oração por toda família que carrega ele estampado no peito! Grando Sérgio Mamberti! O Brasil hoje chora e leva na história toda sua arte! Meus sentimentos!", escreveu Paloma Bernardi. "Meus sentimentos Fabrício querido... Receba nosso abraço muito apertado!", disse Fernanda Rodrigues.
Samara Felippo, que é aberta nas redes sociais sobre suas dores em tempos de pandemia, também deixou comentário de conforto. "Fabrício! Que ele tenha uma passagem de amor. Cheia de luz. Ai acordar com essa noticia. Todo meu carinho", escreveu. Viviane Araújo e Paula Fernandes deixaram seus sentimentos.
"Um abraço imenso em vocês", desejou Tatá Werneck, que, por sua vez, sofreu tanto com o luto após a morte de Paulo Gustavo que deixou de comer e passou a pesar 40kg. Além dos famosos, os fãs também se entristeceram e comentaram com homenagens para o ator.
Os fãs comentaram a memória de Sérgio, através e seus papéis mais icônicos. "Só lembro dele no 'Castelo Rá Tim Bum'", se entristeceu um. "Obrigada por tudo, Sérgio. Pra sempre nosso tio Victor", lembrou outra. "Eterno tio Victor, nos fará muita falta...", pontuou mais um.
"Fez minha infância mais feliz", disse ainda mais uma, com emoji de tristeza. "Raios e trovões. Fará muita falta!", comentou outra, com um dos jargões da personagem mais lembrada de Sérgio , o Dr. Victor, do "Castelo Rá-tim-bum". "O Brasil amanhece mais triste hoje sem a tua presença, que brilhe nos palcos do céu Tio Victor", comentou outra.
Mas não foi apenas na TV Cultura que Sérgio brilhou em papéis de destaque. Aos 82 anos, o ator conta com currículo extenso de personagens interpretados. Ele esteve em produções da TV Globo, como "A Diarista" e "Os Normais". Esteve, nos últimos anos, no elenco de "3%", da Netflix, que passou a investir em atores brasileiros para suas produções. Em 2019, Sérgio esteve ao lado de Rodrigo Lombardi, a premiada "Um panorama visto da ponte".
No cinema, Sérgio Mamberti trabalhou em diversos sucessos, após a estreia em 1966, com "Nudista à força", um filme de comédia. Depois, emplacou inúmeros sucessos e também estrelou alguns filmes infantis.
Nas teledramaturgia, um dos primeiros papéis de destaque do ator foi em "As Pupilas do Senhor Reitor" (1970), interpretando João Semana. Depois disso, trabalhou em várias novelas, sendo o papel de maior sucesso como o mordomo Eugênio na clássica "Vale Tudo" (1988).