O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, está internado em São Paulo desde sábado (28). Complicações no quadro de pneumonia - doença da qual Mario Serrão, pai de Virgínia Fonseca , se recuperou após um mês de internação - e disfunção renal fizeram o artista ser intubado.
Filho de Sérgio, cujo legado na TV inclui o vilão Dionísio em "Flor do Caribe" e o icônico Tio Victor no "Castelo Rá-tim-bum", o diretor Fabrício Mamberti indicou à colunista Patricia Kogut que o quadro é considerado "delicado". "Este ano tem sido duro para ele. Já teve três internações. Na penúltima (em julho), teve uma pneumonia, resolveu e voltou para casa. Mas foram muitos remédios, e isso acabou afetando um pouco os rins dele", recordou.
"Ele passou três semanas em casa e começou a ter disfunção renal, o que alterou a pressão. Novamente, teve que voltar para a UTI. (...) Ele teve que ser intubado no sábado. A gente já tentou extubar na segunda-feira. Eles agora estão trabalhando nessa parte da musculatura. Mais uma vez, a pneumonia já foi tratada. Ele está muito magrinho, teve resistência para extubar", apontou o global.
O diretor destacou que toda a equipe médica está mobilizada para que Sérgio consiga voltar a respirar de modo natural. "Então, a luta neste momento é para a extubação e o fortalecimento muscular dele. O estado é bem delicado, mas a gente está com esperança. Mamberti é forte. Meu pai é lutador. A gente está acompanhando de perto, torcendo para ele sair dessa", acrescentou.
Em seu Instagram, Fabricio mostrou um toré, ritual de cura tradicional da cultura indígena, realizado virtualmente na intenção da melhora do pai. "Muita energia e boas vibrações! Estamos aqui te esperando! Volta logo para casa! Te amo muito!", escreveu.
Diversos atores destacaram o carinho pelo veterano e se solidarizam com a família. "Nossa vibração para o melhor de todos!! Amém! Amo você Mamberti!", escreveu Lilia Cabral. "Vai dar certo", destacou Marcos Veras, papai coruja de Davi, bebê que roubou a cena em passeio recente com o ator e Rosane Mulholand. A atriz Cristiana Pompeo também comentou: "Ele vai ficar bem".
Discreto em sua vida pessoal, Mamberti falou pela primeira vez sobre o relacionamento de 37 anos com Ednardo Torquato em sua biografia, "Sergio Mamberti: Senhor do Meu Tempo". Ele foi casado por 16 anos com Vivien Mahr, com quem teve três filhos: Duda Mamberti, Carlos e Fabricio. Em 1982, ele conheceu Ednardo Torquarto e foi casado por 37 anos, até a morte de Ednardo, em 2019.
Em entrevista posterior, o artista comentou a repercussão do relacionamento com o companheiro na biografia. "Sempre falo com muita delicadeza desses temas. Mas num livro como esse, que é tão pessoal, eu não posso deixar de falar disso. Foram experiências muito profundas. Tanto que ouvi por parte da imprensa, comentários dizendo: 'Olha, o Mamberti é bissexual'. Não me sinto bem com esses rótulos para mim. Na verdade, são encontros. Eu prefiro chamar de encontros, não importa qual é o gênero", apontou.