A morte da atriz argentina Cecilia Gentili, aos 52 anos, foi revelada pela família nesta semana nas redes sociais da artista integrante do elenco da série "Pose", de 2018 do FX. A causa do óbito, porém, não foi divulgada. Além de atriz, Cecilia era ativista da causa LGBTQIAP+ e se torna mais uma famosa a se despedir do público em 2024.
"Nossa querida Cecilia Gentili faleceu para continuar zelando por nós em espírito. Por favor, sejam gentis uns com os outros e amem uns aos outros com ferocidade (...). Neste momento, pedimos privacidade, tempo e espaço para lamentar", disse a família em post do Instagram.
Na TV, Cecilia viveu a senhorita Orlando na série "Pose", produção que reuniu na época o maior número de artistas trans. Nascida em Gávez, Santa Fé, na Argentina, a atriz assumiu sua orientação sexual aos 12 anos. E aos 26 anos, se mudou para os EUA.
Nesse meio tempo, na Universidade de Rosário passou a se identificar como uma mulher trans. Após viver uma década sem documentos nos EUA, Cecilia fundou uma ONG voltada para a descriminalização do trabalho sexual, de acordo com o "Buenos Aires Times".
Ela também esteve à frente de trabalhos de conscientização a respeito da AIDS e de igualdade para profissionais trans, além de ter escrito um livro que resultaria em um programa de saúde sem custos para profissionais do sexo.
Na web, a morte de Cecilia foi lamentada por uma série de famosos e anônimos. Uma das personalidades que se pronunciou foi Dominique Jackson, que contracenou com a atriz e ativista em "Pose".
"Um ícone, uma pioneira, uma irmã incrível e um ser humano fenomenal", exaltou, para acrescentar. "Estou profundamente triste com sua partida, querida irmã! Mesmo na morte, você deve ser reconhecida. Seu legado é de movimento, amor e compaixão, sem remorso e verdadeiro (...). Você se sacrificou corajosamente dizendo a sua verdade e vivendo essa verdade. Por isso, mudou e influenciou muitas vidas e o mundo", prosseguiu Cecilia.
"Te amo para sempre, linda irmã forte! Descanse! Sua falta será verdadeiramente sentida", completou a artista.