Para celebrar o poder feminino e a força da mulher em sua rotina agitada, a marca finlandesa AALTO apresentou seu desfile da coleção Primavera/verão 2019 em ritmo de marcha atlética. Inusitada, a performance aconteceu no último dia 18, na semana de moda de Milão, da qual também participou a Dolce & Gabbana. Nela modelos e atletas profissionais atravessaram a passarela como se estivessem em uma competição esportiva ao invés do tradicional caminhar de desfile. O show mostrou o oposto do glamour que costuma permear o universo fashion. Tênis no lugar dos saltos altos e looks práticos em vez de vaporosos.
O show foi considerado o mais rápido já apresentado em uma semana de moda, durando apenas quatro minutos e meio. Diretor criativo da marca, Tuomas Merikoski afirma ter se inspirado no livro "Strong Is the New Pretty", da fotógrafa americana Kate T. Parker, com fotos de garotas atléticas e praticando esportes tradicionalmente masculinos e competitivos. Segundo ele, seu olhar se voltou para os esportes pouco praticado por mulheres.
Na coleção, tecidos fluidos e em tons pastel contrastavam com o mood esportivo representado, não só pela performance, mas através dos tênis de corrida em tons flúor e itens típicos do estilo sporty,favorito entre as cantoras pop, como leggings, bodys e tops em lycra, parkas e casacos de moletom com capuz. Arrematando a ideia da "mulher pé no chão", a alfaiataria tradicional em looks práticos e adróginos reforçam o conceito apresentado para uma cliente que trabalha e tem a vida corrida. Nada de salto alto, desconforto e acessórios over. Tudo bem contido, prático, mas igualmente feminino. A feminilidade aliás se revelou nos tons lavados, de lavanda a amarelo limão, nas estampas geométricas e nos decotes inusitados, além das luvas, que complementaram o styling em alguns dos looks.
Baseada em Paris, a grife foi criada em 2014 pelo designer finlandês Tuomar Merikoski, que já passou pelas equipes da maisons francesasLouis Vuitton (marca que vestiu modelo russa que participou da abertura da copa) e na Givenchy (grife usada por Meghan Markle no último evento real). Merikoski afirma que seu objetivo com a grife própria é mostrar o jovem finlandês fora do estereótipo. A marca aposta nos contrastes, como foi apresentado em sua Primavera/Verão 2019. Os contrapontos entre tecidos, como o algodão dos trajes típicos da Finlândia, por exemplo, em oposição a materiais tecnológicos como os das roupas esportivas fazem parte do DNA da marca.
(Por Deborah Couto)